PPA, LDO e LOA

Prefeitura apresentou planejamento orçamentário em audiência pública

Estruturação e ampliação de serviços de saúde estão entre as ações planejadas
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizou, na tarde desta quinta-feira (26), a audiência pública para apresentação do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2022 a 2025 e das propostas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) referentes a 2022.

Organizada pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), a audiência foi transmitida em tempo real, no canal da Prefeitura no YouTube, onde o público pôde fazer perguntas por meio do chat.

A equipe da Semfa apresentou, na ocasião, parte dos 50 programas e 277 ações do PPA, que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o horizonte de quatro anos. O município projeta, para esse período, uma arrecadação total de R$ 3,1 bilhões, para execução do planejamento em todas as áreas governamentais.

Entre as ações planejadas, estão a ampliação do número de escolas municipais de período integral, investimentos em estruturação e ampliação de serviços de saúde, obras de infraestrutura urbana e a construção de um centro de operações de segurança.

Em seguida, foram apresentadas as bases da elaboração da LDO, que define as metas e as prioridades fiscais, e da LOA, que reúne o orçamento do município e a forma como ele será aplicado durante o ano, levando em conta a arrecadação prevista.

Para 2022, o município espera arrecadar R$ 810 milhões. A equipe apresentou os orçamentos previstos para cada secretaria municipal e, também, por áreas específicas.

O secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes, informou que todo o planejamento orçamentário será, dentro de alguns dias, disponibilizado para consulta pública no Portal da Transparência do município – transparencia.cachoeiro.es.gov.br.

“Continuamos à disposição da população e de seus representantes para fazer esclarecimentos que demandarem sobre as três peças de planejamento, que encaminharemos à Câmara Municipal, em breve, dentro dos prazos estabelecidos pela legislação”, afirmou.

Quem não pôde assistir à audiência ao vivo pode conferir a gravação no YouTube, clicando aqui.