Prefeitura auxilia proprietários rurais a fazerem declaração de ITR

A declaração do Imposto Territorial Rural deve ser feita até 30 de setembro

Proprietários de imóveis rurais em Cachoeiro podem contar com o auxílio gratuito do Núcleo de Atendimento ao Produtor Rural (NAP) para fazer a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) deste ano, que tem prazo: até 30 de setembro.

Localizado no prédio do Sindicato Rural de Cachoeiro (pátio do Fórum Municipal, avenida Monte Castelo, bairro Independência), o NAP – vinculado à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) e apoiado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) – funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Para declarar o ITR, é preciso apresentar o documento da declaração de 2018, o Talão de Produtor Rural, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e, dependendo do caso, o Ato Declaratório Ambiental (ADA). Mesmo quem perdeu imóvel ou teve o direito de propriedade transferido a partir 1º de janeiro deste ano deve declarar o ITR.

Os que perderem o prazo de declaração do ITR terão de pagar multa, cujo valor é gerado automaticamente pela Receita Federal.

“É importante que o proprietário leve toda a documentação ao NAP, para que a equipe calcule devidamente o valor que precisa ser pago agora em 2019”, orienta o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

O secretário de Fazenda de Cachoeiro, Eder Botelho da Fonseca, reforça a importância da adimplência. “O contribuinte, apresentando a declaração no prazo previsto, além de evitar transtornos com encargos e cobranças, irá contribuir com recursos que são repassados ao município, os quais serão utilizados para melhorias na zona rural”, explica.

Para mais informações sobre a declaração de ITR, os proprietários de imóveis rurais de Cachoeiro podem entrar em contato com o Núcleo de Atendimento ao Produtor Rural, pelo telefone (28) 3155-5285.