Edital

Prefeitura busca parceria com instituições para ampliar oferta de cursos à população

Cursos poderão ser realizados de forma on-line ou presencial
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), lançou edital de chamamento para credenciar instituições públicas e privadas que queiram ser parceiras na oferta de cursos, treinamentos e especializações gratuitos, visando à formação de mão de obra profissional.

As instituições interessadas podem se inscrever até a próxima terça-feira (12). Para ter acesso a todas as informações presentes no edital, à ficha de inscrição e ao plano de trabalho, basta entrar no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), na área de “Editais”. Para protocolar a inscrição, a entidade deve comparecer à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), localizada, provisoriamente, na rua Resk Salim Carone, bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária).

Com o intuito de fomentar e incentivar as políticas públicas de desenvolvimento social e econômico do município, proporcionando o acesso gratuito à qualificação que ajude no crescimento de profissionais, as propostas cadastradas passarão por avaliação feita pela Comissão Mista de Avaliação de Propostas de Formação, formada por representantes da Seme e da Semdec. Depois, os projetos aprovados poderão ser desenvolvidos presencialmente ou de forma virtual.

Em 2020, o município também lançou o edital, que visa atender às demandas da Lei Federal 13.019/14 e Decreto Municipal nº 27.391/17, que estabelecem regime jurídico de parcerias voluntárias entre o poder público e as organizações da sociedade civil. No ano passado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) ofertou o “Curso técnico em agronegócio”. A formação, que ainda está em andamento, acontece de maneira virtual e conta com 20 participantes.

“O dever de fazer a cidade crescer, em todas as áreas, é de todos nós. Por isso, convidamos as entidades a se inscreverem e nos ajudarem a dar oportunidades para que as pessoas se preparem para atender às exigências do mercado de trabalho”, expressa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“A qualificação de mão de obra é imprescindível, pois entendemos que as empresas, cada vez mais, buscam pessoas que procuram aprimorar seus conhecimento. Desejamos que Cachoeiro se desenvolva e que novas empresas sejam atraídas para cá, com isso, a disponibilidade de mão de obra qualificada tem grande relevância na escolha para implantação ou expansão das atividades empresariais”, completa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.