Coleta seletiva

Prefeitura dá orientações sobre entrega de materiais recicláveis

População pode levar recicláveis para a nova sede da Ascomirim, na Rodovia do Valão
Foto: Márcia Leal/PMCI

A nova sede provisória da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim) foi inaugurada na última terça-feira (14). Com a retomada do trabalho da associação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) apresenta orientações sobre coleta seletiva no município.

Preferencialmente, os itens devem ser entregues na sede da Ascomirim. O galpão fica na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Central Parque – ao lado do restaurante Aloisio’s. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, variando de acordo com a demanda, mas os recicláveis podem ser deixadas no local mesmo sem a presença dos catadores (exceto em dias de chuva).

Outra opção é procurar a escola municipal mais próxima para fazer a entrega. As unidades de ensino estão armazenando os materiais, que são recolhidos periodicamente.

Também há uma rota com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), abrangendo os bairros Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque e Gilson Carone. Novos PEVs serão instalados em mais locais, de forma gradativa.

Em caso de dificuldades para entrega presencial, a população também pode acionar a Gerência de Resíduos Sólidos da Semma, pelo telefone (28) 3155-5619, para agendar a coleta. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

“A retomada do trabalho de coleta seletiva em Cachoeiro está acontecendo de forma gradual, ainda devemos avançar com mais ações até o final do ano. De todo modo, a população já tem meios para destinar materiais recicláveis novamente, o que contribui para o meio ambiente e para a geração de renda para as famílias da Ascomirim. Importante lembrar que as pessoas devem fazer a separação correta dos materiais, retirando os restos de lixo orgânico”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

Quais os tipos de resíduos posso separar?

Os tipos de resíduos que podem ser reciclados são: papel, papelão, plástico, alumínio e metal. Como por exemplo: embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas.

Quais os tipos de resíduos que NÃO devo separar?

O lixo úmido, o que inclui: restos de alimentos; cascas de frutas; fitas adesivas, resíduos de jardinagem, papel higiênico e fraldas descartáveis; pratos e copos descartáveis; pó de café, embalagens de marmitex; guardanapos.