R$ 6 mil em prêmios

Prefeitura de Cachoeiro abre seleção para o Salão de Artes Levino Fanzeres

As obras vencedoras receberão prêmios em dinheiro; inscrições abrem nesta segunda (17)
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult) lançou, nesta sexta-feira (14), o edital de seleção de obras de artes para o 10º Salão de Artes “Levino Fanzeres”, que tem realização programada para o período de 6 de junho a 6 de julho deste ano. A mostra competitiva pagará R$ 6 mil em prêmios.

Podem participar artistas de todo o país, nas modalidades de desenho, pintura, gravura, fotografia e escultura. As obras devem dialogar com o tema da mostra competitiva, que neste ano será: “O novo normal: perdas e recomeços”.

A inscrição será feita via internet, pelo e-mail salalevinofanzeres@gmail.com, e poderá ser realizada até 30 de março. Os trabalhos serão selecionados por uma comissão técnica formada por três avaliadores, também, escolhidos por meio de edital de chamamento.

O edital 023/2021 e todos seus anexos – como a ficha de inscrição – estão disponíveis no site https://www.cachoeiro.es.gov.br/editais.

A exposição ficará em cartaz na Sala “Levino Fanzeres”, que está funcionando, temporariamente, na Casa da Memória, localizada na rua 25 de Março. Na solenidade de abertura, serão premiadas as três melhores obras escolhidas pela comissão. A vencedora receberá o prêmio no valor de R$ 3.000,00. Já o segundo e terceiro lugar receberão, respectivamente, R$ 2.000,00 e R$ 1.000,00.

Os visitantes da exposição também terão a oportunidade de eleger o melhor trabalho. O eleito, que será conhecido na solenidade de encerramento do Salão de Artes, receberá o troféu “Levino Fanzeres”.

Avaliação e seleção

As obras submetidas passarão por avaliação da Comissão Permanente para Avaliação de Propostas de Editais, da própria Semcult, com o objetivo de selecionar, por meio de critérios contemporâneos, as inscrições que estiverem em maior conformidade com o espaço físico da sala e, também, com o tema do evento.

A comissão irá avaliar, também, a quantidade de obras que serão expostas, limitadas a quinze exemplares, para proporcionar o destaque adequado a todos os artistas participantes.

Serão observados os critérios destacados no edital. São eles: proposta da obra, adequação ao tema proposto, contemporaneidade e, também, o currículo do proponente. A divulgação dos resultados será por meio do site da Prefeitura de Cachoeiro e, também, nas redes sociais.

“O Salão de Artes ‘Levino Fanzeres’ é uma excelente oportunidade de incentivar a produção artística na cidade, pois promove um intercâmbio cultural muito valioso, ao possibilitar que os artistas do município tenham contato com diversos outros talentos do estado e do país, o que contribui para a valorização e o desenvolvimento da expressão artística local”, comenta a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Edital de ocupação da sala também está aberto

Também está aberta a seleção de propostas culturais de artes plásticas e visuais para a temporada de 2022 da Sala de Exposições “Levino Fanzeres”.

Para participar do processo de seleção, os artistas de qualquer lugar do país interessados em expor suas produções no espaço cultural devem enviar a ficha de inscrição para o e-mail salalevinofanzeres@gmail.com, conforme orientações do edital 002/2021, que está disponível, junto com a ficha e anexos, no site www.cachoeiro.es.gov.br/editais.

As inscrições ficarão abertas até 31 de janeiro – depois desse prazo, será possível protocolar propostas para composição do cadastro de reserva.