Prefeitura de Cachoeiro ajusta segurança para o carnaval

As instituições participaram de encontro na Ilha da Luz

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Junior, coordenou encontro, na tarde desta quinta-feira (18), na Ilha da Luz, para delegar e acordar as definições para o policiamento e o trânsito durante a programação do carnaval de Cachoeiro.

Com base no mapa com a estrutura desenhada pela Comissão de Eventos da prefeitura, foi possível apontar as necessidades e acionar cada instituição representada. Participaram as polícias Militar e Civil, o setor municipal de Trânsito, o Corpo de Bombeiros, a fiscalização de Posturas, o Conselho Tutelar, a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal.

De acordo com o subcomandante do 9º Batalhão, major Fernando Mayrink, ficou agendado para o próximo dia 25 o repasse da informação sobre a quantidade de soldados e viaturas da PM que estarão nos eventos do Carnaval 2018 na cidade. Neste ano, tem atração na Praça de Fátima e no parque de exposições.

Desenho da estrutura facilita segurança

No bairro Aeroporto, por exemplo, as viaturas da PM estarão dentro e fora do parque, em pontos estratégicos. “O modo como o evento foi esquematizado, o convite às instituições feito pela prefeitura e a antecipação no repasse dos dados foram muito importantes. Assim, é possível realmente planejar e fornecer um policiamento mais efetivo”, afirmou Mayrink.

O carnaval mais focado nas tradições impulsionou a criação de uma estrutura mais fechada, com setores mais próximos e uso de dois palcos, pequenos, perto das áreas de alimentação e de atendimento em saúde.

Com isso, ficam facilitadas as medidas básicas de segurança, como a revista nos foliões e o posicionamento estratégico para saída de ambulâncias. A proximidade com a UPA do Marbrasa, para atendimentos de urgência e emergência, foi citada entre as vantagens.

A Polícia Civil vai agilizar, nos dias de folia, todos os processos internos relacionados a ocorrências, para liberar as guarnições no apoio ao carnaval em Cachoeiro. Já a Defesa Civil fará vistorias nos locais que recebem as atrações e terá equipe de plantão.

Parcerias também na segurança externa

Não há mudança prevista para o trânsito. Porém, em caso de necessidade, a região do Aeroporto pode ter alteração imediata, em cada dia, para o sistema binário: os veículos chegam ao parque pelo bairro Marbrasa e retornam pela avenida Fioravante Cipriano, conhecida como Rodovia do Gavião. A equipe de Trânsito vai contar com duas viaturas próprias.

Em frente ao parque, a rua Francisco Mardegan é também rodovia federal, a BR 393. Por isso, a prefeitura pedirá apoio, também, da Polícia Rodoviária Federal.

Todo o contingente da Guarda Civil Municipal estará disponível, com as dez novas viaturas adquiridas pela prefeitura. Esse modelo tem a vantagem de ter o cofre, usado para transporte de detidos.

Entre as demais medidas para proporcionar mais segurança estão a proibição do acesso com garrafas de vidro e da música mecânica nas barracas de alimentação e bebidas, o uso do estacionamento externo para desembarque de passageiros e o intervalo menor entre cada atração musical, aproveitando a existência de dois palcos.

“Todo o planejamento vai possibilitar melhor controle, para levar mais tranquilidade às famílias, e isso foi possível graças ao forte apoio das instituições do estado e das secretarias municipais envolvidas na organização”, elogiou Guedes.