Prefeitura de Cachoeiro amplia investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação

Um dos objetivos é expandir a rede de fibra óptica para ampliar serviços prestados ao cidadão

A prefeitura de Cachoeiro autorizou nesta quinta-feira (16) repasse de R$ 2.490.239,00 à Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do município (Dataci), valor que será incorporado ao capital social da companhia. Os recursos serão aplicados em 3 vertentes: expansão da rede metropolitana de fibra óptica que permitirá ampliar os serviços prestados ao cidadão em diversas áreas, como saúde, educação e mobilidade urbana; capacitação de servidores para desenvolvimento e customização de softwares e aplicativos de serviços públicos; e ampliação da capacidade de processamento e armazenamento de dados por meio da aquisição de estações de trabalho e ampliação do Datacenter (centro de processamento de dados).

Para o diretor-presidente da Dataci, Carlos Henrique Salgado, o repasse vai contribuir para a retomada do crescimento tecnológico da empresa com foco na melhoria dos serviços para o cidadão. Segundo Salgado, o investimento será aplicado exclusivamente no Plano de Investimento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “A importância desse aumento de capital nos permite ampliar o Parque Tecnológico da Dataci e da Prefeitura. A destinação dessa verba é restrita para o que aponta o nosso plano de investimentos em TIC. A Prefeitura está investindo em tecnologia para otimizar serviços oferecidos à população”, afirmou.

Aplicação

Segundo o diretor de Tecnologia da empresa, Marcelo Cornélio, “o Plano de Investimento estabelece como meta a modernização e ampliação da infraestrutura de tecnologia existente, que irá melhorar a capacidade de pensar e executar a tecnologia de informação (TI) do Município, possibilitando a oferta de mais e melhores serviços eletrônicos. O recurso que será investido servirá para fortalecer a capacidade de governança em TI em Cachoeiro”.

Capacitação

Para melhor aproveitamento desse recurso, a Dataci vai realizar no dia 12 de dezembro, na sede da Universidade Paulista (Unip), das 8h às 12h, um Workshop de Inovação que abordará temas sobre como implantar, aplicar e consolidar a cultura de inovação nos setores que compõem o ecossistema da prefeitura e desenvolver, selecionar, validar e aplicar ideias inovadoras na resolução de problemas no setor público. As ideias geradas no workshop serão avaliadas por alguns critérios e poderão, caso aprovadas, serem aplicadas no Plano de Expansão e Modernização do Parque Tecnológico da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Segundo o diretor de Gestão da Dataci, Marcelo Vivacqua, que será o facilitador do workshop, o que se pretende com a iniciativa do evento é promover a inovação aberta (open innovation), uma forma de gestão adotada pelas maiores empresas do mundo onde as soluções em forma de produtos e serviços direcionadas aos consumidores são construídas de forma conjunta, em parceria com estes.

“O novo modelo de gestão permitirá que a Dataci seja uma empresa com perfil inovador e como tal não poderia pensar em elaborar um Plano de Investimento financiado com recursos públicos sem ouvir as partes envolvidas e que serão direta ou indiretamente impactadas pelo mesmo. Por esse motivo é que serão convidados representantes das secretarias e autarquias ligadas à Prefeitura e representantes da sociedade para proporem ideias que possam agregar e gerar valor visando beneficiar o cidadão cachoeirense com soluções que atendam de forma plena às suas necessidades”, disse Vivacqua.