Na palma da mão

Prefeitura de Cachoeiro aposta em aplicativos para facilitar acesso a serviços e informações

Um dos apps é o “Descubra Cachoeiro”, que divulga as atrações turísticas da cidade

Informações e serviços municipais na palma da mão dos moradores de Cachoeiro. Isso é o que propõe a Prefeitura, ao pôr, ao alcance da população, aplicativos de celular com diferentes funcionalidades. Quatro já estão disponíveis e mais quatro têm lançamentos programados para este ano.

Com o app “TodosJuntos”, o morador tem contato com a Ouvidoria Geral do município e pode criar e acompanhar chamados referentes a pedidos de serviços municipais, denúncias e outras manifestações. O usuário também pode visualizar e interagir com chamados abertos por outros moradores, como numa rede social.

Para aqueles que desejam acompanhar, com mais detalhes e num mesmo espaço, as informações oficiais sobre a situação da pandemia de Covid-19 no município, está disponível o aplicativo “Portal Covid Cachoeiro”. Na plataforma, estão dados, constantemente, atualizados sobre crise sanitária, como: número de infectados, curados, óbitos e vacinas recebidas e aplicadas.

Para os fãs das práticas esportivas, o “Nosso Esporte Cachoeiro” contém informações sobre quadras e ginásios do município, núcleos esportivos da Prefeitura, calendário de eventos, grupos esportivos da cidade, academias ao ar livre, atividades realizadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e, ainda, dicas sobre diversas modalidades.

Já para os moradores que desejam conhecer Cachoeiro melhor e para os turistas que visitam a cidade, o aplicativo “Descubra Cachoeiro” disponibiliza informações sobre atrações, eventos e estabelecimentos turísticos da cidade. De fácil manuseio, a plataforma digital permite que os usuários obtenham dados e orientações para visitação a centros culturais, patrimônios históricos e naturais e, também, há opções de lazer voltadas ao turismo rural, religioso, esportivo e ecológico. Além disso, o usuário é conectado ao Google Maps, tendo acesso à rota correta para acesso aos locais.

“No mundo atual, as ferramentas que possam aproximar o público são de suma importância, não só pela questão da saúde e distanciamento, mas porque as cidades correm para se tornar cada vez mais inteligentes e conectadas. Assim, caminhar com o avanço tecnológico deve ser o objetivo de uma cidade cada vez mais moderna”, salienta o coordenador executivo de Tecnologia da Informação, Elcio Paes de Sá Neto.

Todos os aplicativos, que foram desenvolvidos pela Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação (CTI), são gratuitos e estão disponíveis para serem baixados, gratuitamente, em aparelhos Android e iOS, em suas respectivas lojas on-line.

Novos aplicativos

Para 2021, a Prefeitura de Cachoeiro fará o lançamento de mais quatro aplicativos, também desenvolvidos pela CTI.

O “Cachoeiro On-line” pretende unir as funcionalidades de outros aplicativos e serviços municipais, além de disponibilizar serviços adicionais ao munícipe.

No app “Cartão Residencial”, o usuário poderá garantir vaga gratuita anual no sistema de estacionamento rotativo, se mora em uma rua abrangida pelo sistema e não tem garagem em casa.

Já os aplicativos “Ponto Cachoeiro” e “Obrômetro” permitirão, respectivamente, que os usuários possam acompanhar o sistema do transporte público, com os horários e os itinerários das linhas em tempo real, e informações sobre as obras e serviços de manutenção públicos na cidade.

“Queremos ser uma cidade cada vez mais conectada, inteligente e moderna, que se vale da tecnologia e da internet, para facilitar a vida do cidadão em tudo o que diz respeito ao setor público. Os aplicativos para celular são partes importantse desse processo, por agilizarem o acesso aos nossos serviços e permitirem uma interação produtiva entre a população e a gestão pública”, frisa o prefeito Victor Coelho.