Notícias

Infraestrutura

Prefeitura de Cachoeiro autoriza início das obras de macrodrenagem na Linha Vermelha

Assinatura da ordem de serviço foi realizada no estacionamento do ginásio municipal Nello Borelli
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim deu um importante passo para solucionar o problema dos alagamentos que ocorrem em pontos do bairro Nova Brasília nos períodos de fortes chuvas.

Foi autorizada, na noite da última terça-feira (20), o início da execução da primeira etapa das obras de macrodrenagem da avenida José Félix Cheim (Linha Vermelha), das ruas Etelvina Vivacqua, Manoel D. Monteiro, Manoel da C. Carvalho e Maranhão, no Nova Brasília, e outras seis vias da região central da cidade, totalizando mais de 3 km de extensão em melhorias. 

Fruto de um investimento de R$ 55,2 milhões, com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, serão realizados, além de intervenções de micro e macro drenagem; serviços de pavimentação, urbanização, paisagismo; além de sinalização horizontal, vertical e semafórica.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu no estacionamento do ginásio municipal Nello Borelli e contou com a presença de autoridades e moradores da comunidade.

“O Governo do Estado busca, sempre, viabilizar recursos para a melhoria da qualidade de vida da população capixaba. Em Cachoeiro, não é diferente. Temos uma bela parceria com a gestão municipal, que envolve muita cooperação, sempre no sentido de planejar e colocar em prática projetos que beneficiem os cidadãos”, afirmou Maria Manuela Pedroso, secretária de Estado de Economia e Planejamento, que representou o governo estadual no evento. 

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, enfatizou a satisfação em autorizar o início de uma obra aguardada, há muitos anos, pelos moradores do Nova Brasília. 

“Esse é um grande momento para quem vive no Nova Brasília. Estamos dando o pontapé inicial para solucionar essa questão histórica dos alagamentos. É uma obra de grandes proporções, que vai mobilizar diversos setores da nossa administração. Temos a certeza de que, com ela, vamos melhorar a vida de muitas pessoas. Será um grande investimento que faremos, graças ao apoio financeiro do governo estadual”, afirmou. 

O sentimento de alegria também foi manifestado pelos moradores. “Não tenho nem palavras. Eu mesma já fui afetada pelos alagamentos, sofri prejuízos em minha casa, na época, e ver, hoje, a solução a caminho, é motivo de muita alegria. Só temos que agradecer pela Prefeitura olhar pelo nosso bairro”, afirmou a aposentada Dercides Costa.

Obras também em ruas do Centro

Além do bairro Nova Brasília, a região central da cidade também será contemplada com melhorias em suas vias. As ruas Cel. Francisco Braga, Pedro Dias, César Missi, Prof. Quintiliano de Azevedo, Basílio Pimenta e um trecho de 220 m da avenida Beira Rio receberão obras. 

Os serviços na região central incluirão intervenções urbanísticas, como uma nova esplanada no entorno do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação).

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semo), também serão beneficiados, pelas obras de macrodrenagem, direta ou indiretamente, bairros como Santo Antônio, Jardim América, IBC, Otton Marins, Zumbi, Basileia, Recanto, São Francisco de Assis e Estelita Coelho Marins.

Os serviços serão realizados por uma empresa contratada pela Prefeitura, via processo licitatório. O prazo de conclusão é de 365 dias.