Prefeitura de Cachoeiro decreta ponto facultativo na semana que vem

Objetivo é diminuir a circulação de pessoas na cidade
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim decretou ponto facultativo na administração municipal na próxima segunda (29), terça (30) e quarta-feira (31). Considerando que quinta-feira (1º) já seria ponto facultativo pelo calendário municipal e que haverá feriado de Sexta-feira Santa (2), somente serviços essenciais da Prefeitura funcionarão na semana que vem.

O decreto foi publicado na tarde desta sexta-feira (26), em edição extra do Diário Oficial do Município. A medida visa diminuir a circulação de pessoas na cidade, levando em conta a ampliação das medidas restritivas para combate à Covid-19 no Espírito Santo, anunciadas pelo governo estadual nesta quinta-feira (25).

Entre os serviços essenciais que funcionarão estão: unidades de pronto atendimento de saúde para casos de urgência e emergência; programa de vacinação; segurança pública; controle e fiscalização do trânsito; limpeza urbana e coleta de lixo; obras de Infraestrutura; equipes de fiscalização das secretarias municipais; serviços emergenciais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes); Ouvidoria Geral do Município.

Além disso, os servidores públicos municipais de todas as secretarias deverão ficar de sobreaviso, caso precisem ser acionados para alguma demanda.

“Tendo em vista a ampliação das restrições pelo governo estadual, decidimos aproveitar esse período pré-feriado de Páscoa para aumentar o número de dias de não funcionamento da Prefeitura e estimular a população a ficar em casa. Estamos passando pelo período mais difícil da pandemia até o momento e é necessário reduzir a circulação de pessoas. Com união, conseguiremos vencer mais esse desafio”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Funcionamento de serviços nos dias de ponto facultativo

Saúde

As unidades de pronto atendimento de saúde (UPA 24h, PPG, PA de Itoca) continuarão recebendo casos de urgência e emergência.

Na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu haverá vacinação contra Covid-19 na terça (30) e quarta (31) para pessoas 65 a 74 anos que agendaram previamente. Médicos realizarão regulação informativa com seus pacientes por telefone. Consultas previstas para esse período serão remarcadas.

As unidades básicas de saúde, com exceção das cinco que farão a vacinação no interior do município, não abrirão na próxima semana. Com isso, as pessoas que têm aplicação da segunda dose prevista para esse período devem procurar a Policlínica Municipal, na data informada no cartão de vacinas, para imunização.

Desenvolvimento Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizará atendimentos emergenciais, das 8h às 16h, por telefone: (28) 3511-3972 e 3521-1168.

O Espaço Vida – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) funcionará das 8h às 16h.

O Conselho Tutelar continuará atendendo com plantão 24h, pelos telefones: (28) 98814-3507 (Regional 1) e (28) 98814-3515 (Regional 2).

Ouvidoria e Disk Aglomeração

A Ouvidoria Geral do Município atenderá via WhatsApp nos dias de ponto facultativo, das 9h às 16h: (28) 98814-3357. Os cidadãos também poderão encaminhar demandas pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral, pelo e-mail ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br e pelo aplicativo de celular “Todos Juntos”.

O Disk Aglomeração continuará atendendo 24h, pelo telefone 153, pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral e pelo aplicativo “Todos Juntos”.

Obras

Apenas obras que já estão andamento serão realizadas na semana que vem, como é o caso das intervenções na rede de drenagem da rotatória do bairro Gilberto Machado.

Educação

As atividades pedagógicas remotas para alunos da rede municipal de ensino estarão suspensas. Retornarão no dia 5 de abril.