1º a 4 de junho

Prefeitura de Cachoeiro divulga ações para a Semana do Meio Ambiente

Plantio de mudas é umas das atividades da programação
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro vai promover, de 1º a 4 de junho, a Semana do Meio Ambiente, que contará com plantio de mudas nativas, atividades educativas, proteção de nascente e feira ambiental.

Realizada em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), a programação apresentará a temática “Cachoeiro Sustentável – conhecer para preservar”. A primeira atividade será às 8h30, na quarta (1º), na escola municipal Aurora Estelita Herkenhoff`, com plantio e apresentação do projeto de educação ambiental Caixa Ecológica.

Além disso, a escola será uma das que receberá o certificado verde, um reconhecimento da Semma para ações de prevenção, cuidado e educação ambiental que a unidade tem realizado junto aos estudantes.

No dia 2, a equipe da Semma vai realizar o cercamento de uma nascente, em Monte Líbano, visando à proteção e à regeneração do manancial.

Na sexta (3), a programação continua com uma aula sobre reaproveitamento de alimentos, que será direcionada para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim, às 9h, e do Cras do Village, às 14h.

Neste mesmo dia, a Semma entregará mais três certificados verdes. Às 8h30, será para a escola Eliseu Lofego, no bairro Rui Pinto Bandeira. A escola Ariette Moulin Costa, no São Lucas, receberá às 13h. A Unidade do Serviço de Acolhimento Institucional Aprisco Rei Davi, localizado no bairro Independência, receberá o reconhecimento às 17h.

Feira ambiental na Praça de Fátima

No sábado (4), a Semma vai promover uma feira ambiental na Praça de Fátima, das 8h às 12h. Lá, haverá exposição de trabalhos artesanais e manuais, feira de adoção de pets, distribuição de sementes de plantas nativas, coleta de materiais recicláveis (papel, papelão e plástico), simulador de voo e o plantio de uma muda de flamboyant (9h).

Também haverá, no local, uma programação especial para as crianças, com apresentação da Turma da Tina (10h às 11h), contação de histórias, cosplay, pintura facial e outras atividades com temas ambientais.

“Na Semana do Meio Ambiente, promovemos ações de conscientização e de cuidado com os recursos naturais. Aproveitamos para intensificar, ainda mais, os cuidados que todos devemos ter com o meio ambiente, pois é dever de todos nós. É fundamental ensinar às crianças sobre isso”, ressalta a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.