Transparência ativa

Prefeitura de Cachoeiro é ouro em avaliação nacional de transparência pública

Portal da Transparência é uma das principais ferramentas que a população pode utilizar para acompanhar as ações do poder público
Foto: Montagem/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim continua se destacando quando o assunto é transparência pública. A Prefeitura alcançou uma nota de 88,10 em avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil (Atricon), conquistando a classificação “Ouro”.

O programa avaliou, entre os meses de maio e novembro de 2022, o cumprimento dos critérios de transparência ativa de cerca de 8 mil portais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, abrangendo a União, Distrito Federal, Estados e Municípios. O resultado das avaliações pode ser acessado no Radar de Transparência Pública, disponível na página radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/atricon2.html.

Entre os doze critérios avaliados, Cachoeiro ganhou nota dez em cinco: Contratos, Informações Prioritárias, Recursos Humanos, Relatórios de Gestão Fiscal e serviço de informações ao cidadão.

Desde 2017, a Prefeitura de Cachoeiro se mantém como referência em transparência, atingindo ótimos resultados nas avaliações realizadas tanto por órgãos de controle externo, como os Tribunais de Contas e a Controladoria Geral da União, quanto por entidades de controle social, como a Transparência Capixaba.

Na página bit.ly/resultadostransparencia, os cidadãos podem acompanhar o desempenho do município em diversos rankings e avaliações.

“Nosso compromisso com a melhoria contínua se mantém, tendo o fortalecimento da transparência como um importante pilar de qualidade da gestão pública. É através da transparência pública que a população tem condições de exercer a democracia e colaborar de forma mais assertiva”, afirma Kédyma Marques, controladora geral em exercício.

“O acesso às informações da administração pública é um direito do cidadão. Isso possibilita a participação social, servindo como uma poderosa ferramenta de fiscalização, por meio da qual o munícipe pode acompanhar as ações de seus representantes e fazer valer a sua voz na gestão pública”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.