Modernização

Prefeitura formaliza convênio com TJES para digitalização de processos judiciais

Documento foi assinado no Palácio da Justiça, em Vitória
Foto: Divulgação/PMCI

Na tarde da última segunda-feira (18), a Prefeitura de Cachoeiro firmou uma parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para a digitalização de processos judiciais.

Com a iniciativa, haverá uma redução significativa no tempo de tramitação dos processos, que atualmente são físicos, em papel.

Após a digitalização, será possível o acesso simultâneo aos processos, pelas partes envolvidas, o que contribuirá para que haja mais rapidez no andamento das requisições judiciais e economia de recursos públicos, com a diminuição gradual de custos da tramitação física (gastos com papel, transporte e outros).

Presentes na reunião, que aconteceu no Palácio da Justiça, em Vitória, os desembargadores Fabio Clem, presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, e Pedro Valls Feu Rosa, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do TJES, destacaram a parceria com os municípios na construção de um Judiciário mais célere.

“Estamos contentes em poder contar com o município de Cachoeiro de Itapemirim nessa caminhada. É um processo que exige o engajamento dos entes envolvidos, com o objetivo de tornar a justiça mais ágil, o que beneficia, diretamente, os cidadãos e cidadãs”, afirmou o presidente da corte, Fábio Clem.

O convênio com a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que prevê a digitalização de processos, foi assinado pelos desembargadores presentes, pelo prefeito Victor Coelho, pelo Procurador-Geral do Município Thiago Bringer, pelo juiz diretor do Fórum, Eduardo Geraldo de Matos, e pelo presidente da OAB Subseção Cachoeiro de Itapemirim, Adilio Neto.

“Nos últimos anos, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental no dia a dia dos cidadãos, e não poderia ser diferente no que diz respeito à melhoria da prestação jurisdicional. Com a digitalização dos processos, quem mais tem a ganhar são os cidadãos, que poderão contar com um poder judiciário mais ágil e efetivo”, destacou o procurador-geral de Cachoeiro de Itapemirim, Thiago Bringer, lembrando que, no ano passado, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) foi a primeira a se tornar totalmente integrada ao sistema de processo eletrônico do TJES e a funcionar 100% em ambiente eletrônico também em processos administrativos.

“Hoje é um dia muito importante para o município de Cachoeiro, pois é o início de uma cooperação que ajudará a transformar o Judiciário do nosso estado. Estamos aqui para somar esforços nesse processo, de um projeto que beneficiará não apenas os cachoeirenses, mas todos os capixabas”, disse o prefeito Victor Coelho