Prefeitura de Cachoeiro já utiliza recursos de operação de crédito em obras

Gilson Carone é um dos bairros que têm obras em andamento com verba do financiamento
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim já começou a usar recursos da operação de crédito que firmou com o Banco do Brasil para execução de um grande pacote de obras que beneficiará, principalmente, as regiões do município mais carentes de infraestrutura urbana.

Parte dos R$ 40 milhões que a administração municipal já recebeu – referente à primeira parcela da operação, que totalizará R$ 85 milhões – está sendo empregada na conclusão de serviços como pavimentação, drenagem, contenção e construção de escadarias nos bairros Gilson Carone e Aeroporto e construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Alto Independência.

“Em breve, também, retomaremos as obras no Rubem Braga e em outros bairros”, afirma o secretário municipal de Obras, Rodrigo Bolelli.

Paralelamente, a Prefeitura trabalha na elaboração de projetos técnicos e nos procedimentos de contratação e liberação de obras novas, para as quais será destinado o maior volume de recursos.

Entre esses investimentos, estão os serviços de aplicação de geomanta – produto geocomposto de PVC – e construção de muros de contenção em encostas em áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil, com o objetivo de evitar deslizamentos e desastres. A expectativa é de que a ordem de serviço para início das obras seja dada nas próximas semanas. As primeiras áreas a serem contempladas estão localizadas nos bairros Amarelo e Nossa Senhora de Fátima.

Também estão previstos novos serviços de drenagem e pavimentação em bairros como Gilson Carone, Agostinho Simonato, Bom Pastor, Rubem Braga, Village da Luz, São Francisco de Assis e distritos de Itaoca, Córrego dos Monos e Soturno.

“A maior parte desses recursos da operação de crédito será destinada às regiões de Cachoeiro que mais carecem de infraestrutura e urbanização – drenagem e pavimentação, principalmente. Vamos priorizar os investimentos, nesses locais, para garantir aos moradores mais dignidade e melhores condições de vida”, frisa Bolelli.

“É importante que a população compreenda que, para se fazer uma obra pública, é necessário cumprir diversas etapas e exigências, o que demanda tempo. Podemos garantir, no entanto, que estamos empenhados em agilizar todos os processos que nos competem para entregarmos essas melhorias no menor prazo possível”, complementa o secretário.

Bolelli também ressalta que, de acordo com a lei municipal que autorizou a operação de crédito, o município não pode usar o recurso para serviços de manutenção, como reparos em vias ou edificações públicas.

Ainda de acordo com o secretário, o restante do recurso da operação, R$ 45 milhões, serão liberados para o município gradativamente, conforme as primeiras obras forem sendo executadas e as prestações de conta forem sendo feitas.

Pavimentação com blocos de concreto no bairro Aeroporto

Parque da Ilha da Luz

Benfeitorias nas áreas de saúde, segurança, desenvolvimento social e esporte e lazer também estão inclusas no pacote de investimentos.

Um dos destaques é o Parque Urbano da Ilha da Luz. A contratação da empresa responsável pela construção já foi feita e a autorização para início da obra depende apenas da conclusão do licenciamento ambiental.

“Esse é o maior pacote de obras da história de Cachoeiro. Com ele, vamos priorizar os investimentos voltados para quem mais precisa da atenção do poder público, quem mora em áreas sem infraestrutura, mas, também, faremos investimentos que impactarão, positivamente, a qualidade de vida de toda a população cachoeirense”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Construção do Parque da Ilha da Luz aguarda apenas conclusão do licenciamento ambiental