Obra em andamento

Prefeitura de Cachoeiro lança pedra fundamental do Parque da Ilha da Luz

Com obras em andamento, parque será nova opção para lazer das famílias cachoeirenses
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizou, na manhã desta terça-feira (14), a cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras do Parque Urbano da Ilha da Luz. O evento reuniu representantes da gestão municipal, do Poder Legislativo e outras autoridades da região.

O prefeito, Victor Coelho, e o secretário municipal de Mobilidade, Urbanismo e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória, exaltaram a importância do projeto para o município.

“Estamos muito contentes com o início das obras do Parque Urbano da Ilha da Luz. Esse novo espaço público de lazer é um projeto coletivo que beneficiará muitos cachoeirenses, que poderão usufruir de um ambiente sustentável, com uma estrutura de qualidade. Sem dúvidas, será uma excelente opção para a prática de atividades físicas, confraternização social e diversão para as famílias”, destacou o secretário.

“A Ilha da Luz possui um grande valor afetivo na vida de muitos cachoeirenses que viveram, neste local, momentos de diversão em família. Com a construção do novo parque, urbanizado, sustentável e bem equipado, iremos resgatar isso e, também, apresentar uma Ilha da Luz renovada às novas gerações, que terão, à sua disposição, um amplo espaço público para lazer e entretenimento”, afirmou o prefeito.

A obra, prevista para ser entregue em 2023, está, atualmente, nos estágios iniciais. Estão sendo realizados serviços de desmonte e demolição das estruturas antigas e montagem do canteiro de obras.

A Secretaria Municipal de Mobilidade, Urbanismo e Cidade Inteligente (Semurb) de Cachoeiro reforça que o local permanecerá isolado até a finalização das obras.

Projeto verde e sustentável

Com área de 34.254 metros quadrados, o novo parque contará com espaço amplamente arborizado, áreas gramadas e equipamentos de entretenimento familiar, de forma a proporcionar a interação dos visitantes com o meio ambiente, passeios, caminhadas e prática de outras atividades físicas ao ar livre. O espaço contará com infraestrutura moderna e sustentável, incluindo fonte de energia fotovoltaica em parte da iluminação.

Além da arborização e do paisagismo, o parque contará com chafariz, fonte interativa, áreas molhadas (espelhos d’água), pergolados, sombrites, deques ao ar livre, mesas de piquenique, dentre outras atrações.

O valor da obra é de R$ 7.190.854,95. A Prefeitura de Cachoeiro conta com recursos de uma operação de crédito com o Banco do Brasil e, também, R$ 1,5 milhão da concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro.

Antigo pavilhão de eventos está sendo desmontado para o início das obras do novo parque