Prefeitura de Cachoeiro recepciona novos estagiários

São estudantes de faculdades conveniadas

A solenidade oficial de celebração dos convênios da prefeitura de Cachoeiro com instituições de ensino superior para recrutamento de estagiários foi realizada na tarde desta quinta-feira (12), no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários. Representantes das 11 faculdades conveniadas estiveram presentes, junto aos estagiários que estão iniciando suas atividades na administração pública municipal.

Atualmente, a prefeitura conta com 293 estagiários bolsistas. Conforme a Lei 7.480/2017, que dispõe sobre a concessão de estágios na administração municipal, estudantes de ensino médio, educação profissionalizante, educação especial e de educação de jovens e adultos devem receber bolsas de R$ 450, com 25 horas semanais de atividades. Para os de ensino superior, o valor é R$ 620, com 30 horas semanais.

Alterações na lei aprovadas em junho deste ano permitiram o aumento da oferta e o pagamento de vale-transporte em dinheiro (valor de duas passagens por dia). Os convênios com as instituições de ensino, por sua vez, abriram a possibilidade de aceitação de estagiários não remunerados, nos casos em que o estudante precisa exercer atividades complementares obrigatórias.

“Esse programa visa proporcionar aos estudantes a preparação para o ambiente do mercado de trabalho no futuro. Além disso, os estagiários adicionam conhecimentos atualizados aos servidores, oxigenando a máquina pública. Há também o fator econômico, pois as bolsas ajudam os estudantes com as suas despesas e geram impacto na circulação de dinheiro no município como um todo”, explicou o secretário municipal de Administração, Claudio Mello.

“No estágio, cada estudante vai aprendendo a ser um profissional melhor, ao mesmo tempo que nos ensina também a ser profissionais melhores. Quase 150 estagiários estão atuando nas nossas escolas municipais, e vocês, estudantes, levam para esses espaços ideias e energias renovadas”, complementou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

Esse é o caso da estudante do 3º período de Letras-Inglês, Thallita Bremide, que iniciou na semana passada um estágio supervisionado na coordenação da escola municipal Professor Cely Santos de Oliveira, no bairro Alto Monte Cristo. “É uma experiência maravilhosa ter contato com a educação para as crianças. E a bolsa ajuda muito, eu consigo pagar a faculdade com ela”, afirmou.

Já o diretor da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), Francisco Ribeiro, destacou que a iniciativa contribui para a realização de sonhos de jovens que almejam ter uma formação superior e colocar em prática seus conhecimentos teóricos. “Sabemos o quão importante é, para o aluno, sair da faculdade com experiência”, completou.

“O poder público municipal está se empenhando para proporcionar experiências de formação de qualidade aos estudantes em cada uma de suas áreas de conhecimento”, frisa o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.