Notícias

Ação volante

Prefeitura de Cachoeiro reforça combate à dengue com termonebulizador 

Serviço será realizado em todas as ruas do municipio
Foto: Patricia Pim/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro iniciou, na última semana, o serviço de pulverização com termonebulizadores para conter o aumento dos casos de doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypti no município, como dengue e zika. 

O objetivo é reforçar as medidas de prevenção da proliferação do inseto, complementando o trabalho de pulverização realizado pelos agentes de combate às endemias com bombas costais. 

De acordo com a Semus, todas as ruas do município serão contempladas com o serviço, e os bairros com maior incidência de casos notificados de dengue terão prioridade. 

A aplicação do serviço ocorrerá pela manhã e à noite, podendo ser adiada a depender das condições do clima, como chuva e vento forte. A recomendação é a de que os moradores abram as janelas e portas de suas casas quando o veículo passar, a fim de maximizar a eficácia do serviço.

Já foram contemplados os bairros: Bom Pastor, Fé e Raça, Village da Luz, Novo Parque, Abelardo Machado, Santa Cecília, Aquidaban, Ferroviarios, Ibitiquara, Boa vista, Ruì Pinto Bandeira, São Lucas, Marbrasa, Caiçara e Waldir Furtado Amorim, Luiz Tinoco e Central Parque, além dos distritos de Conduru, Coutinho e Aeroporto

Nos próximos dias, mais 40 bairros receberão o serviço – confira o cronograma abaixo.

“O termonebulizador é um equipamento que é capaz de atingir os locais de difícil acesso, como frestas, cantos e áreas externas, onde o mosquito Aedes aegypti costuma se esconder. Sua utilização é de grande importância no combate às arboviroses, pois auxilia na interrupção do ciclo de reprodução do inseto”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Cronograma de atendimento aos bairros

24/03 – Nossa Senhora da Penha, Santa Helena, Coramara e Gilson Carone

27/03 – Nossa Senhora Aparecida, Independência, Monte Cristo e Alto Monte Cristo

28/03 – Coronel Borges, São Luiz Gonzaga, Jardim Itapemirim, IBC e Agostinho Simonato

29/08 – Alto Eucalipto, Zumbi, Parque Laranjeira, São Francisco de Assis e Otton Marins

30/03 – Maria Ortiz, Nova Brasília, Santo Antônio, Elpídio Volpini e Teixeira Leite

31/03 – Vila Rica, Guandu, Centro e Basileia

03/04 – Campo Leopoldina, Paraíso, São Geraldo, Gilberto Machado, Sumaré e Amarelo

04/04 – Alto Amarelo, Amaral, Costa e Silva, Bela Vista, União, Monte Belo, Arariguaba e Baiminas