Prefeitura de Cachoeiro vira referência na implantação do eSocial

Nesta semana, a equipe da Secretaria de Administração orientou gestores de Marataízes

Representantes da prefeitura de Marataízes visitaram a Secretaria Municipal de Administração de Cachoeiro (Semad), nesta quinta-feira (27), para se informarem sobre o novo modelo federal de informações trabalhistas, o eSocial, implantado também no funcionalismo público.

O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do governo federal do Brasil que unificará o envio dos dados sobre trabalhadores em um site e permitir que as empresas e órgãos públicos prestem as informações uma única vez. A partir de 2019, será a única forma dos órgãos e instituições enviarem essas informações ao governo.

Como em agosto foi promovida pela prefeitura de Cachoeiro, por meio do projeto Escola do Servidor, da Semad, uma conferência para transmitir as informações do processo de implantação na administração pública para 600 servidores de 30 municípios, a prefeitura de Marataízes protocolou um pedido de atendimento às secretarias diretamente envolvidas no processo do eSocial.

O secretário de Administração de Cachoeiro, Ramom Gobetti, recebeu os secretários marataizenses Carlos Augusto Pereira, da Administração, Elizeu Machado Estevão, das Finanças, Cristiane França, do Governo, e Evaldo Batista, da Educação, além do corpo técnico do setor de Recursos Humanos. Na ocasião, foram apresentadas as obrigações advindas do programa, as principais mudanças para as áreas contábil, de recursos humanos e trabalhista e os impactos na administração pública.

“Foi uma tarde muito produtiva. Os secretários ficaram muito satisfeitos, já que pudemos repassar o nosso conhecimento sobre o tema e a nossa forma de trabalho. Cachoeiro já vem cumprindo as etapas propostas do sistema e ficamos muito felizes, também, em poder contribuir com mais um município”, destaca Gobetti.

“Fomos informados de que Cachoeiro estava muito adiantado nas informações e procedimentos sobre o eSocial. É verdade. Realmente, tivemos uma aula sobre o tema, esclarecemos muitas dúvidas e agradecemos a atenção e o apoio oferecido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Administração”, disse o secretário municipal de Administração de Marataízes, Carlos Augusto Pereira.