Combate ao racismo

Prefeitura divulga programação especial do mês da consciência negra

Cronograma prevê a realização de diversas atividades voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), divulgou, nesta sexta-feira (4), a programação do Novembro Negro, com o objetivo de propor um debate sobre o racismo e promover a igualdade racial na sociedade.

Ao longo do mês, serão realizadas diversas atividades voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira, como sessões de filmes, rodas de conversa e encontros de povos tradicionais – confira o cronograma abaixo.

Nos próximos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 9h, na antiga estação ferroviária (Linha Vermelha), acontecerá o evento Wakanda Cachoeiro, com diversas atrações ao público, como feira de artesanato tradicional, food trucks, oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais, desfiles, sarau, vacinação, brinquedos para crianças e muitas outras.

Também no dia 25 de novembro, às 16h, será realizada uma caminhada com o tema “Existir e resistir”, com jovens do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Cachoeiro, em parceria com as redes estadual e municipal de ensino, aberta a toda população. A concentração será na Ilha da Luz com chegada na Linha Vermelha.

A programação inclui, ainda, eventos de cunho religioso, como uma missa afro na comunidade quilombola de Monte Alegre (Pacotuba) às 10h do dia 20 de novembro e uma celebração ecumênica na Linha Vermelha pelo fim da intolerância religiosa, no dia 26 de novembro, às 8h.

“O dia da Consciência Negra é uma data extremamente importante, pois nos permite realizar um exame sobre a necessidade de promoção de políticas públicas de igualdade racial, bem como instrumentos que possam combater o racismo e todos os tipos e intolerância, além de resgatar, valorizar e homenagear a cultura afro brasileira. Além disso, a data serve como um convite a toda a sociedade para que se junte no combate ao racismo, que até hoje exclui direitos, furta oportunidades e tira a vida da população negra ”, destaca Fayda Belo, coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Semgov.

“A luta pela equidade racial é um movimento que deve mobilizar todos os setores da sociedade, em uma reflexão profunda sobre como nós podemos construir um país mais justo, que respeite as diferenças e diversidades que nele existem”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Programação Mês da Consciência Negra

11 de novembro – 18h – Cineclube no CRJ (Centro Regional das Juventudes), bairro Rubem Braga, com exibição do filme “Medida Provisória” e roda de conversa sobre racismo.

15 de novembro – 10h – Encontro Regional dos Povos de Terreiro. Local: Núcleo Pedra, no bairro Novo Parque.

15 de novembro – 19h30 – Exibição do filme “Vidas Quilombolas”, na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Pacotuba.

18 de novembro – 14h – Audiência Pública sobre Consciência Negra, na Câmara Municipal.

20 de novembro – 10h – Missa Afro na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Pacatuba.

20 de novembro – 18h – Festejos da Consciência Negra e Homenagem ao Quilombola do Ano, na Comunidade de Monte Alegre.

25 e 26 de novembro – 9h – Evento “Wakanda Cachoeiro”, na Linha Vermelha (próximo ao Museu Ferroviário).

25 de novembro – 16h – Caminhada “Existir e Resistir”, com a Juventude CRJ Cachoeiro, em parceria com as Redes de Ensino Municipal e Estadual. Aberta a toda população (concentração na ilha da luz).

26 de novembro – 8h – Celebração Ecumênica na Linha Vermelha pelo Fim da Intolerância Religiosa.