Pós-enchente

Prefeitura e parceiros iniciam ações para recuperar espaços culturais

Nesta quarta-feira (5), representantes da Secretaria de Estado da Cultura visitaram espaços
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro está em busca de soluções para viabilizar a recuperação dos espaços culturais do município atingidos pela enchente do último dia 25.

Nesta sexta-feira (7), a secretaria recebe representantes do Núcleo de Conservação e Restauração do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que farão uma visita técnica à Casa dos Braga e à Casa da Memória, para analisarem o acervo atingido. O objetivo é verificar os documentos e livros que podem ser recuperados e a melhor forma de repará-los.

A Semcult também busca apoio do governo estadual. Nesta quarta-feira (5), o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, visitou os espaços culturais danificados, acompanhado pela secretária de Cultura e Turismo do município, Fernanda Martins.

Foram vistoriados o Centro Operário, a Casa dos Braga, a Casa da Memória (onde funciona a Biblioteca Municipal), a Praça de Fátima e o Teatro Municipal Rubem Braga.

Depois da visitação, o prefeito Victor Coelho recebeu o secretário estadual em seu gabinete, para uma reunião sobre as medidas necessárias para a reabilitação desses espaços. Um dos pontos prioritários, definidos no encontro, é a reabertura do Teatro Rubem Braga, que completará 20 anos em abril.

“Estamos à disposição para trabalhar pela recuperação dos imóveis e dos acervos danificados”, frisou Fabrício Noronha.

“A enchente foi devastadora também na dimensão cultural. Equipamentos públicos importantíssimos para a cultura de Cachoeiro foram, duramente, atingidos e a união de forças é fundamental para que possamos recuperá-los o mais breve possível”, salientou o prefeito Victor Coelho.