Melhorias urbanas

Prefeitura entrega escadaria, constrói muro e vai recuperar rua no Basileia

Nova escadaria liga as ruas José Antônio Campanharo e Professor Pedro Estellita Herkenhoff
Foto: Divulgação/PMCI

Depois de ganhar uma nova escadaria, que dá acesso à rua Professor Pedro Estellita Herkenhoff, a rua José Antônio Campanharo, no bairro Basileia, está recebendo novos investimentos da Prefeitura de Cachoeiro.

A Secretaria Municipal de Obras (Semo) constrói um muro de arrimo para recomposição de parte da via que foi comprometida por processo erosivo. A fase atual dos serviços é de preparação e concretagem da base da estrutura de contenção.

Depois que o muro ficar pronto, garantindo estabilidade e sustentação ao terreno, a rua receberá melhorias na pavimentação, com asfaltamento novo. Meios-fios já foram instalados no local. A previsão é de que todas as intervenções sejam concluídas dentro de 30 dias.

“Essa obra vai conter o avanço da erosão na via, que, futuramente, impediria o tráfego no local e colocaria os moradores em risco. Para complementar, vamos recuperar o pavimento, melhorando as condições de trafegabilidade”, explica o secretário municipal de Obras, Paulo Miranda.

Escadaria com iluminação

A escadaria, recém-concluída na rua, melhorou as condições de mobilidade dos moradores da região, que tem uma inclinação topográfica muito acentuada. A estrutura de concreto conta com corrimãos em aço galvanizado e postes de iluminação. A obra foi feita por empresa especializada contratada pela Prefeitura e custou cerca de R$ 82 mil.

“A construção da escadaria era uma reivindicação antiga da comunidade, que conseguimos atender. Antes, os moradores precisavam percorrer um caminho grande para ir de uma rua a outra. Agora, o acesso está muito mais fácil e rápido. À noite, podem contar com uma boa iluminação, que torna a passagem pelo local mais segura”, avalia Paulo Miranda.