Semana do Meio Ambiente

Prefeitura entrega kit Nascente Viva à Fazenda da Santa Casa

Foram entregues 76 mourões, 1.000 metros de arame e 2 quilos de grampo para cercamento do manancial
Foto: Márcia Leal/PMCI

Mais uma nascente em Cachoeiro passará a ser protegida a partir de esforços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e parceiros. Nesta quinta-feira (10), a Fazenda Agroecológica da Santa Casa de Misericórdia, em Monte Líbano, recebeu o kit do projeto Nascente Viva, para cercamento do manancial que brota na propriedade.

A entrega do material – 76 mourões, 1.000 metros de arame e 2 quilos de grampo – foi feita pela Semma como parte da programação da Semana de Meio Ambiente do município e contou com a presença de representantes da Santa Casa.

O objetivo do cercamento é evitar o acesso de grandes animais criados na propriedade à área entorno da nascente, para possibilitar o processo de regeneração do manancial – quanto mais pisoteado pelos animais, mais assoreado ele fica.

A instalação do material será feita pela coordenação da fazenda, sob orientação de equipe técnica da Semma, que também fará monitoramento da área, a partir de visitas periódicas.

“Receber esse kit é muito importante para nós, porque temos dificuldade financeira para adquirir os itens para proteção dessa nascente. Depois de cercar a área, pretendemos fazer o plantio de frutíferas no local. Além de proteger a nascente, queremos aliar a coleta de mel e frutas. Agradecemos à Prefeitura pela parceria”, afirma o coordenador da Fazenda Santa Casa, Sérgio Mariano.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca, ressalta a importância do projeto Nascente Viva, que foi iniciado em 2018 e já contemplou 38 nascentes no município, a maior parte na região dos distritos de Pacotuba e Burarama.

“É sempre um momento muito especial iniciar o trabalho de proteção de uma nascente, porque isso representa um ganho ambiental inestimável para o município. Para as propriedades contempladas, é uma ação importante na prevenção da escassez hídrica. Precisamos avançar na preservação dos recursos hídricos e a recuperação de nascentes é fundamental nesse sentido”, afirma.

Proprietários rurais interessados em participar do projeto Nascente Viva podem entrar em contato com a Semma pelo telefone 3155-5327 para conhecer as condições de adesão.