Mais conforto

Prefeitura entrega novos móveis para instituições de acolhimento de crianças

Itens garantem mais conforto para as crianças e adolescentes acolhidos
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro adquiriu novo mobiliário para os serviços de acolhimento institucional Recanto da Criança e o Aprisco Rei Davi. O objetivo é garantir mais conforto e melhor estrutura para crianças e adolescentes que são acolhidas nessas unidades por estarem sob medidas protetivas, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência e violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.

Entregues, recentemente, os móveis foram adquiridos com recursos próprios e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop).

Localizado no Aeroporto, o Recanto das Crianças ganhou 30 camas novas, dez armários e dez cômodas. Atualmente, a unidade acolhe 12 adolescentes de 12 a 18 anos. Além disso, todos os dormitórios receberão ar-condicionado.

Já para o Aprisco Rei Davi, no bairro Independência, foram entregues dez armários, nove cômodas, seis cadeirinhas de alimentação, dois painéis para sala de TV e dois playgrounds, que contam com casinhas, gira-gira e escorregadores. A unidade abriga 19 crianças, de 0 a 12 anos.

“Essas crianças e esses adolescentes são acolhidos nos nossos serviços porque viveram uma situação de vulnerabilidade, muitas vezes traumática. Compete a nós, então, em todo o período em que estejam sob nossos cuidados, garantir as melhores condições possíveis para o bem-estar deles”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Aprisco passou por reforma

Em 2019, a sede do Aprisco Rei Davi foi, integralmente, reformada. A unidade ganhou mais acessibilidade – por meio da instalação de rampas e de banheiros adaptados -; cobertura na área externa; uma pequena quadra esportiva; auditório; biblioteca; brinquedoteca; além de salas de enfermagem, de assistência social, de TV, de informática e de atendimento psicológico e pedagógico. Também foram contempladas as áreas de cozinha, refeitório e lavanderia. Todos os dormitórios, salas de tv e berçário têm ar-condicionado.