Novo sistema

Prefeitura faz recadastramento de artesãos e trabalhadores manuais

Profissionais devem se apresentar à Semdec, a partir de terça (12)
Foto: Divulgação/PMCI

Artesãos e trabalhadores manuais serão recadastrados pela Prefeitura de Cachoeiro. A partir de terça-feira (12), eles devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), no Museu de Ciência e Tecnologia, localizado à rua Moreira, n° 317, no bairro Coronel Borges, para atualizar o banco de dados da Gerência de Artesanato.

O atendimento será feito das 9h às 17h. Para atualizar as informações cadastrais, é preciso levar cópia de CPF, Identidade, Carteira Nacional do Artesão (se a pessoa já tiver), uma foto 3×4, comprovante de residência e peças prontas dos seus trabalhos artesanais.

O recadastramento está sendo feito em parceria com a Dataci, que desenvolveu um sistema em que serão inseridos dados referentes à carteira nacional de artesão do profissional, fotos dos seus trabalhos, relação da tipologia do artesanato, dentre outros.

Essas informações subsidiarão políticas públicas para a área, ao garantir dados atualizados aos técnicos do setor. A partir deles, poderão ser ofertadas capacitações, participações em cursos, palestras, feiras de artesanato e outras atividades voltadas para o desenvolvimento da área.

“Ao longo deste ano, temos desempenhado várias ações e projetos para fortificar e divulgar o artesanato de Cachoeiro. Agora, em parceria com a Dataci, desenvolvemos um sistema para prover um cadastramento de todos os artesãos e trabalhadores manuais do município. Assim, vamos identificar os que possuem a Carteira Nacional do Artesão, a quantidade de trabalhadores manuais e as tipologias com as quais trabalham e diversas outras informações que vão compor um banco de dados que servirá para futuras capacitações, divulgações e fortacimento do segmento, no município e região”, destaca o subsecretário de Trabalho e Renda da Semdec, Ramom Gobetti.

Emissão da Carteira Nacional do Artesão

No mesmo local, o artesão que não possui a Carteira Nacional do Artesão poderá agendar a avaliação do teste de aptidão necessário para a emissão do documento. Mais informações pelo telefone 3155-5345, com os funcionários do setor.