Participação da sociedade

Prefeitura finaliza workshops sobre revisão do PDM; audiência pública será na quinta (17)

Encontros por segmentos foram realizados no auditório da FDCI; foram mais de 20 eventos públicos desde 2019
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizou, de quarta (9) a sexta-feira (11), workshops de avaliação e validação das propostas para o novo Plano Diretor Municipal (PDM). Os cinco encontros aconteceram no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), em Morro Grande.

Cada reunião foi direcionada, respectivamente, aos seguintes segmentos: setor político (administração municipal); vereadores; movimentos sociais, entidades de classe, conselhos municipais, corpo acadêmico, Sistema S, poder judiciário e forças de segurança; membros do Conselho do PDM; classe empresarial e comercial.

O objetivo da segmentação foi apresentar, de forma mais aprofundada, os impactos das mudanças e novidades no PDM para cada área. Um dos principais pontos abordados foi a divisão em regiões e zoneamento do município, apontando as regras de ocupação de cada área a partir de suas características e potencialidades.

“O trabalho de revisão do Plano Diretor Municipal é fundamental para definir as bases de desenvolvimento para Cachoeiro, levando em conta a realidade atual. Todo o processo tem sido conduzido, desde 2019, com ampla participação da sociedade civil – foram mais de 20 eventos públicos, com mais de 1 mil participantes, e diversas reuniões técnicas”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

Inscreva-se para audiência pública

A audiência pública final de revisão e atualização do PDM ocorrerá na próxima quinta-feira (17), a partir das 19h, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto. Na ocasião, será apresentado o documento final do novo Plano Diretor Municipal, que deverá ser encaminhada para votação na Câmara Municipal ainda este ano.

Será possível acompanhar a audiência presencialmente (com público limitado e todas as medidas de segurança sanitária garantidas) ou pela internet. Para os dois casos, é preciso realizar um cadastro prévio, clicando no banner do evento na página principal do site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).

Confira depoimentos de quem participou dos workshops:

Poliana Gava, representante do distrito de Burarama: “A participação da comunidade nesse workshop é muito importante, porque é onde a comunidade pode ser ouvida, manifestar quais são seus desejos e preocupações. Burarama é um local que tem toda uma natureza envolta, e é muito importante entender como o PDM vai lidar com essa característica do nosso distrito.”

Clemente Sartório, empresário: “O desenvolvimento da cidade está com a base fincada no PDM. Então, tem sido muito importante a nossa participação, como empreendedores, nesse processo. Nós pudemos ver que o novo Plano Diretor Municipal é mais flexível em alguns aspectos, mas sem perder a linha de desenvolvimento que o município deve seguir. Por isso estamos muito satisfeitos.

Tales Machado, presidente do Sindirochas: “Nós temos conhecimento de muitos processos sem andamento de empreendedores que querem investir no município, e não conseguem por conta da falta de atualização do PDM. A realização desse workshop, com um auditório cheio de empreendedores, é uma iniciativa que eu nunca tinha visto na nossa região. Então ficamos muito felizes e empolgados pelo avanço desse processo, para gerar emprego e renda em Cachoeiro.

Leidiana Moreira, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência: “A pessoa com deficiência deve ser incluída nos espaços públicos, e eu pontuei, no workshop, a questão da acessibilidade nos bairros. Conforme foi relatado, haverá esse processo de revitalização para melhorar a acessibilidade entre os bairros e o Centro da cidade, e eu creio que isso será de extrema importância para a inclusão social dessas pessoas.

Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro: “O Plano Diretor Municipal é muito importante para regular a ocupação do solo não somente na zona urbana, mas também no ambiente rural. Com essa revisão, esperamos corrigir erros do passado e pensando no desenvolvimento para os próximos dez anos. O produtor rural está inserido nesse processo, na medida em que o interior está incluído no novo PDM. Por isso, é muito importante esse momento de discussão, para planejar o desenvolvimento sustentável de Cachoeiro.