Prefeitura fiscaliza funcionamento de bares e restaurantes à noite

Estabelecimentos do setor podem funcionar durante pandemia, mas com restrições e adotando medidas de higiene
Foto: Divulgação/PMCI

A equipe de fiscalização da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificou o trabalho de verificação de bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos no período noturno. As ações tiveram início em 29 de abril, após a publicação do decreto municipal nº 29.414, que permitiu a reabertura, mediante restrições, de estabelecimentos comerciais e de serviços durante a pandemia do novo coronavírus.

Daquela data até o último sábado (2), foram realizadas 27 diligências noturnas, com 76 estabelecimentos vistoriados, 12 denúncias apuradas e 30 notificações expedidas. Além das medidas de higiene, as ações de fiscalização visam apurar se os estabelecimentos estão cumprindo a determinação de não funcionarem após as 23h.

Desde março, quando começaram a ser aplicadas medidas restritivas para combater a covid-19 em Cachoeiro, a equipe de fiscalização da prefeitura já realizou 910 diligências, com 2.438 estabelecimentos vistoriados, 363 denúncias apuradas e 549 notificações expedidas – quatro estabelecimentos foram interditados por descumprimento. O trabalho é realizado nos três turnos do dia, durante toda a semana, incluindo sábados e domingos.

“Até o momento, o trabalho de fiscalização tem transcorrido com tranquilidade, com os bares e restaurantes, em sua grande maioria, acatando as medidas restritivas. Muitos donos de estabelecimentos relatam que o movimento tem sido maior no delivery, o que contribui para evitar aglomerações. Entretanto, a população precisa se conscientizar mais sobre a importância das medidas sanitárias no geral. Ainda há muita gente sem máscara nas ruas, muitas vezes, transitando sem necessidade”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

Denúncia

Para fazer denúncias de irregularidades em estabelecimentos, é preciso acionar a Ouvidoria Geral do Município, pelo Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), pelo telefone 156 ou pelo aplicativo de celular TodosJuntos. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, a Ouvidoria recebe as denúncias e encaminha aos órgãos competentes para que as analisem e tomem as medidas cabíveis.