Prefeitura ganha parceiros para conservar praças públicas

Regulamentada no ano passado, iniciativa conta com nove apoiadores

Nove parceiros do município de Cachoeiro de Itapemirim, dentre pessoas jurídicas e físicas, formalizaram junto à prefeitura o compromisso de adotarem espaços públicos da cidade, como praças e ruas, para colaborarem na conservação desses tipos de locais.

A assinatura dos termos de parceria para o projeto – que entrou em vigor, no ano passado, por meio de lei – ocorreu durante solenidade promovida na tarde desta sexta-feira (23), no gabinete do prefeito Victor Coelho, que, em sua fala, agradeceu a cada um dos adotantes.

“Percorrendo Cachoeiro, já víamos diversos exemplos. E foi nessa série de boas atitudes que nos baseamos para partimos para um projeto maior, em que podemos contar com o apoio da sociedade. Enfim, toda parceria é bem-vinda, e tenho certeza de que essas adoções vão colaborar para mudar a nossa cidade, de forma positiva”, destacou ele.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada, frisou que a ideia é transformar a cidade com soluções simples, para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “É gratificante, para nós, que esse projeto tenha sido de fato regulamentado recentemente, o que possibilitou ampliarmos, facilitarmos e desburocratizarmos sua aplicabilidade”, salientou.

“Com essa iniciativa, a prefeitura nos dá suporte para colocarmos em ação o piloto do projeto ‘Lugar de poesia é na calçada’, de nossa autoria, cujo objetivo será despertar na população local o sentimento de pertença”, disse Alessandro Rodrigues, presidente da associação de moradores do bairro Jardim Itapemirim, que se responsabilizará pelo passeio público da rua Alzira Maria Pinheiro.

Proprietário da Padaria Imperial, Marcelo Borges agradeceu à Semma pela oportunidade de seu estabelecimento zelar pela praça Elísio Imperial, no bairro Aquidaban, tarefa dividida com a lanchonete Dieners Burger. “Aos domingos, geralmente à tarde, a praça recebe cerca de 250 pessoas, que ali encontram lazer. Vamos cuidar desse espaço com muito mais carinho”, comentou.

Adhemar Reis Neto assume a praça localizada na esquina das ruas Geraldo Furtado de Oliveira e Amphilóphio Braga, no bairro Gilberto Machado. A Unimed Sul Capixaba continua a cuidar da praça Gilberto Machado, no  bairro de mesmo nome. Outra praça dessa região, a Hilda Calazans dos Santos, permanece sob o zelo da TV Gazeta Sul.

A Drogaria e Perfumaria Júlia passa a conservar o trecho da Linha Vermelha contemplado pela iniciativa “Ponto de Flores”, no bairro Zumbi. A Oficina Irmãos Bazoni vai cuidar de praças e logradouros públicos ligados à rua Raul Nassar, no bairro Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo).

João Pedro Miler Filho assume a incumbência de proceder a conservação da “Travessia 29 de Junho”, beco que liga a rua Professor Quintiliano e a Rua Coronel Francisco Braga, no bairro Guandu.

Como fazer para adotar praças

Empresas e pessoas que pretendem assumir novas parcerias devem identificar a praça de interesse, ou outra área pública do tipo, e oficializar o pedido junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em sua sede, na avenida Monte Castelo (no pátio interno do Fórum), 60, bairro Independência.