Investimento

Prefeitura garante mais de R$ 1,8 milhão para revitalização de centros culturais

Museu Ferroviário é um dos edifícios históricos que serão restaurados
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro vai receber mais de R$ 1,8 milhão do governo estadual para investir em espaços culturais do município. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) garantiu os recursos com a aprovação de quatro projetos no Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo, na modalidade dedicada à revitalização de patrimônios materiais capixabas.

A maior parte da verba será destinada para o restauro do Museu Ferroviário “Domingos Lage” (antiga estação ferroviária), em que serão investidos quase R$ 1,2 milhão.

Para o Palácio Bernardino Monteiro, que está sendo reformado para se tornar um novo centro cultural do município, também com recursos estaduais, serão destinados cerca de R$ 590 mil para a aquisição de equipamentos e mobiliário que irão compor os ambientes do edifício centenário.

O município ainda receberá aportes para elaboração de projetos de restauro do Centro Operário e de Proteção Mútua (R$ 63 mil) e de construção de uma praça de convivência e mobilidade ao lado da Casa de Cultura Roberto Carlos (R$ 31 mil).

“É outra importante parceria com o Governo do Estado, que tem rendido bons frutos para o setor cultural de Cachoeiro. Esses edifícios guardam e contam parte da história do nosso município, e restaurá-los significa preservar a nossa própria identidade, como munícipes apaixonados por essa terra”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

Investimento em projetos culturais

Também por meio do Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo, o município garantiu recursos para serem investidos em projetos culturais da região.

São, ao todo, seis editais, já publicados no site da Prefeitura. Um deles é voltado à valorização da diversidade artístico-cultural do município, voltado a diversas áreas como dança, música, artesanato, cultura popular, teatro e audiovisual. Serão selecionados, ao todo, 61 projetos, que receberão o valor de R$ 3 mil cada.

Os editais, contendo todas as informações, podem ser acessados pelo endereço cachoeiro.es.gov.br/editais.