Prefeitura inaugura academia ao ar livre no bairro Aeroporto

Espaço vai atender, também, moradores dos bairros Rui Pinto Bandeira e Boa Vista

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim entregou aos moradores da região do Aeroporto, nesta quinta-feira (18), a primeira academia Espaço Viva + do município. A inauguração foi promovida em frente ao ginásio poliesportivo do bairro, onde funcionará o novo espaço.

A academia, composta por nove equipamentos para a prática de exercícios, vai atender moradores do Aeroporto e, também, dos bairros Rui Pinto Bandeira e Boa Vista. A ação faz parte do projeto Viva Mais, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

A solenidade contou com a presença do prefeito Victor Coelho e da secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira, além de outras autoridades e moradores.

“Estamos pensando numa cidade para as pessoas e esse espaço representa muito desse conceito. A ideia é promover a prática esportiva e o lazer, e o objetivo principal é a convivência entre os moradores da região. Nesta primeira etapa do projeto,  20 bairros serão contemplados com equipamentos públicos como esse. Ou seja, 20 microrregiões terão à sua disposição um ambiente pronto para a socialização e a prática regular de exercícios. Temos certeza de que as comunidades vão se apropriar desses espaços, fazendo o bom uso deles e ajudando a conservá-los”, salientou o prefeito.

Lilian Siqueira destacou que o projeto busca impactar a qualidade de vida das pessoas. “Mas, para isso, não basta instalar equipamentos para exercícios. É preciso implantar um projeto bem definido. Vamos atuar com diversos parceiros, em especial a comunidade que estará desfrutando e cuidando do espaço. Teremos excelentes profissionais prestando os serviços de avaliação física e orientação ao exercício. Tudo isso para incentivar as pessoas a sair do sedentarismo”, complementou ela.

Ao finalizar sua fala, a secretária de Esporte e Lazer ressaltou a importância da entrega feita. “Às vezes, uma pequena mudança faz grande diferença no nosso caminhar. Esperamos que esse espaço seja um ponto de encontro para as famílias, pois aqui temos uma excelente praça esportiva, com ginásio, academia e brinquedos para crianças”, disse.

E uma das primeiras pessoas da região a utilizar a academia será Maria Lúcia de Oliveira. Ela, que mora ao lado do ginásio do Aeroporto, participou do evento de inauguração e garantiu que vai começar a se exercitar no início da próxima semana. “Foi um verdadeiro presente para toda a comunidade”, comentou.

Vinte novas academias

Ao todo, 20 academias serão implantadas, a partir do projeto Espaço Viva +, em diferentes regiões da área urbana e no interior de Cachoeiro.

Com as academias ao ar livre, além da gratuidade dos exercícios, a população ainda tem benefícios como a promoção do bem-estar físico e emocional, integração social, fortalecimentos de músculos e articulações, melhora na coordenação motora, condicionamento físico, diminuição do risco de doenças cardíacas, diabetes, estresse, depressão e a ansiedade.

Os serviços de instalação desses espaços são conduzidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo), com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Os bairros Paraíso e BNH e o distrito de Itaoca são as próximas regiões a contarem com uma academia do projeto. A previsão de inauguração, nesses locais, é até a segunda quinzena do próximo mês.