Saneamento

Prefeitura inicia instalação de biodigestores em comunidades de Pacotuba

Instalação começou pela localidade de Mangueira
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), deu início, nesta semana, à instalação de biodigestores em comunidades rurais do distrito de Pacotuba.

A iniciativa faz parte do Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias), do Governo do Estado, que destinou, a Cachoeiro, 100 equipamentos para as localidades de Mangueira e Banca de Areia. Cada uma receberá 50 unidades.

De acordo com a Semag, há previsão de entrega de outros 200 biodigestores pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), gestora do Probacias, que serão instalados nas localidades de Bom Destino, Capoeirão, Andorinha e Capoeirinha, também em Pacotuba.

Além disso, o Governo do Estado cedeu ao município de Cachoeiro maquinário – escavadeira hidráulica, retroescavadeira e pá carregadeira – para realização de serviços em favor da conservação de água e solo, como abertura de bacias de infiltração (barraginhas), caixas secas, terraços de nível (“cochinhos”) e cordões de infiltração.

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, esteve presente na comunidade da Mangueira para acompanhar o início dos trabalhos de instalação dos biodigestores.

“É uma importante medida de saneamento para a população da zona rural do município. Com os biodigestores, os resíduos serão tratados com sustentabilidade, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos moradores e para a preservação do meio ambiente”, destacou.

Quais os benefícios dos biodigestores?

O biodigestor é uma tecnologia eficaz para o tratamento do esgoto sanitário e de baixo custo. O equipamento trata o esgoto no local onde é gerado e devolve a água tratada para o meio ambiente, funcionando como uma estação de tratamento.

Considerado a alternativa com melhor custo benefício, o sistema possui um dispositivo de fácil manuseio, e tem capacidade para coletar e tratar até 600 litros de esgoto doméstico por dia.