Rua Bernardo Horta

Prefeitura inicia instalação de novos abrigos em ponto de ônibus do Guandu

Estrutura atual será demolida no fim de semana para dar lugar aos novos abrigos
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim iniciou, nesta terça-feira (20), a troca dos abrigos do ponto de ônibus da rua Bernardo Horta, no bairro Guandu (próximo ao Mercado da Pedra), por novas estruturas. Serão colocados dois abrigos triplos, totalizando 18 metros.

Na manhã desta terça-feira, começaram a ser feitas as bases de fundação das novas estruturas. Apesar das intervenções, não foi necessário interditar o espaço.

No próximo sábado (24), haverá a demolição da estrutura atual e terá início a instalação dos novos abrigos e as obras de adequação nas calçadas acontecerão. Por isso, durante o fim de semana, o espaço precisará ser isolado e o ponto de ônibus ficará realocado, temporariamente, em frente ao Mercado da Pedra. A previsão é de que, na manhã da próxima segunda-feira (26), o ponto de ônibus esteja com as estruturas novas.

A ação faz parte do Plano de Mobilidade Urbana e integra o programa de melhorias da infraestrutura para o transporte público. O trabalho é conduzido pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), com o apoio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat).

Desde o final do ano passado, já foram instalados mais de 60 novos abrigos em 36 pontos de ônibus de Cachoeiro. Nas últimas semanas, pelo menos, 11 locais da sede e do interior da cidade foram contemplados com o trabalho.

O novo modelo de mobiliário abrange abrigos cobertos, com fechamento em vidro temperado, bancos, lixeira, iluminação, espaço reservado a pessoas com deficiência e calçada cidadã. As estruturas se dividem entre módulos simples (um abrigo), duplos (dois abrigos) e triplos (três abrigos).

“O ponto de ônibus próximo ao Mercado da Pedra é um dos mais movimentados de Cachoeiro. Assim como ocorreu nos demais pontos, as novas instalações proporcionarão maior comodidade aos usuários e grande melhoria paisagística para essa região. Pedimos a compreensão dos cidadãos com relação ao transtorno causado pelas obras”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.