Prefeitura inicia parceria em apoio ao cooperativismo de crédito

Nesta quinta (31), na Cachoeiro Stone Fair, município formalizou abertura de contas no Sicoob Credirochas

A prefeitura de Cachoeiro abriu contas no Sicoob Credirochas para movimentação de recursos financeiros da administração municipal. Com isso, pela primeira vez, uma cooperativa de crédito é incluída entre as instituições bancárias por meio das quais se dão as aplicações monetárias da prefeitura. A inciativa foi celebrada na noite desta quinta-feira (30), na Cachoeiro Stone Fair.

A abertura das novas contas no Sicoob Credirochas se tornou possível com a aprovação na Câmara Federal, em janeiro deste ano, da Lei Complementar nº 161, que autoriza as cooperativas de crédito a captar depósitos dos entes públicos municipais, como as prefeituras e suas autarquias. Em abril, o Banco Central do Brasil emitiu a Resolução Nº 4.659, estabelecendo requisitos prudenciais para o procedimento.

A prefeitura de Cachoeiro, então, tomou a iniciativa de consultar o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) para analisar os detalhes jurídicos da questão e dar início a abertura de contas nas cooperativas de crédito do município, com o intuito de valorizar as instituições locais e o cooperativismo.

“É uma iniciativa muito importante, porque o dinheiro originado das movimentações das contas da prefeitura vai ficar no próprio município, contribuindo com o desenvolvimento da cidade. A prefeitura também terá isenção das taxas e tarifas bancárias para manutenção das contas no Credirochas”, explicou o secretário municipal de Fazenda, Rogélio Amorim.

O presidente do Sicoob Credirochas, Tales Pena Machado, destacou o empenho da prefeitura no tema. “Mesmo com a lei e a resolução, ainda não havia uma normativa para se fazer isso no estado. E o secretário Rogélio e o prefeito se empenharam para verificar essa situação com o TCE, o que vai destravar a questão em todo o estado. Cachoeiro larga na frente na constituição de parcerias com as cooperativas de crédito”, comemorou.

O prefeito Victor Coelho, por sua vez, ressaltou que a prefeitura pretende abrir contas nas demais cooperativas de crédito do município. “Começamos por uma cooperativa do setor de rochas, atividade exercida há 60 anos em Cachoeiro e que reconhecidamente é um dos principais motores da economia, mas alcançaremos as demais cooperativas. Tenho certeza que esta parceria com o Credirochas será duradoura”, afirmou.