Prefeitura lança campanha para volta às aulas com segurança

Iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito

Será na escola municipal Padre Jefferson Luiz de Magalhães, bairro Boa Vista, nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, o lançamento da campanha Volta às Aulas com Segurança, da prefeitura de Cachoeiro, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset).

A iniciativa contará com agentes da Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito, servidores do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito e, ainda, agentes da Ronda de Prevenção Escolar (Rope), cujas atividades deste ano letivo serão retomadas na mesma ocasião.

No local, haverá distribuição de panfletos com uma série de dicas relacionadas à integridade dos estudantes, sejam eles das redes de ensino do município, do estado ou particular. O material educativo possui, ainda, aconselhamentos direcionados a pais e responsáveis dos alunos.

O intuito é que a campanha seja o mote para futuras ações, como palestras em escolas, com orientações também voltadas à garantia de segurança dos estudantes, que serão realizadas, em parceria, pela Rope e pelo Departamento de Educação Cidadã e Trânsito.

Paralelamente, está em andamento a repintura das faixas de pedestres próximas às unidades de ensino de Cachoeiro.

“A volta às aulas é um momento em que priorizamos a seguridade das pessoas inseridas no processo de aprendizado. Crianças, adolescentes, professores, pais. Todos, enfim. É para isso que já contamos com o reforço da Rope e do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito. Portanto, as dicas da campanha servem, também, para a população auxiliar o nosso trabalho”, destacou o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Junior.

Confira algumas dicas

Aos pais e responsáveis:
– Conheça os horários de entrada e saída e o caminho que seu filho percorre para ir à escola;
– A criança deve ter anotado endereço e telefone de casa, caso seja necessário;
– Criança menor de 10 anos deve ser transportada no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança.

Aos estudantes:
– Avise aos pais ou responsáveis sobre mudança de horários ou no caso de não voltar diretamente para casa;
– Nunca aceite carona de estranhos;
– Utilize a faixa de pedestres e, se tiver semáforo, preste atenção nas cores;
– Não utilize o celular ao atravessar a rua, você poderá não ver o carro, por falta de atenção.