Prefeitura lança editais para intervenções artísticas e confecção de bonecões de carnaval

Objetivo da prefeitura é espalhar intervenções artísticas por toda a cidade
Foto: Vinícius Siller/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), lançou três novos editais nesta quinta-feira (9). Dois deles são direcionados a intervenções artísticas em áreas públicas do município e um visa a seleção de artistas para confecção e manipulação de bonecos gigantes para a programação de carnaval. Os editais completos podem ser conferido na área de editais do portal da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).

O edital de seleção de propostas de intervenção artística faz parte do projeto “Viva Cachoeiro”, que visa transformar o município em uma “galeria a céu aberto” por meio de intervenções artísticas diversas em locais públicos, incentivando o surgimento de novas atrações turísticas e a educação patrimonial, além de valorizar a produção de artistas contemporâneos da cidade.

Nessa seleção, serão contempladas propostas direcionadas a colorir as fachadas de locais dos bairros Basileia, Ferroviários, Independência e Baiminas. As intervenções deverão ser nos estilos de pintura mural; grafite; estêncil; poemas; autocolantes e colagem; pinturas de equipamentos, vias e acessos. A temática das obras é livre, havendo apenas indicações de ações preferenciais no edital.

Os interessados têm até o dia 9 de março para efetuarem as inscrições, que deverão ser feitas pelo e-mail semcult.editais@gmail.com. Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, e pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos de natureza cultural.

Apoio da iniciativa privada

Um segundo edital de chamamento público é para captação de apoio para realização de intervenções artísticas urbanas, no decorrer de 2020. Empresas podem apresentar suas propostas na sede da Semcult, que fica no Palácio Bernardino Monteiro, Centro.

O patrocínio da iniciativa privada visa financiar, em parte, a produção de artes nas áreas urbanas da cidade, em diversas linguagens, com vistas a ampliar o projeto “Viva Cachoeiro”. Em contrapartida, as empresas apoiadoras terão suas logomarcas presentes no local da intervenção por meio de placa ou pintura. As propostas apresentadas passarão por avaliação de uma comissão formada por representantes da Semcult.

Carnaval

A secretaria também lançou o edital para seleção de artistas que apresentem propostas culturais para a confecção e manipulação e/ou apresentação de bonecos gigantes (bonecões) para o carnaval, que será realizado de 22 a 25 de fevereiro.

Podem participar quaisquer pessoas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural. As inscrições ficam abertas até o dia 29 deste mês. Para realizá-las, o candidato deve procurar a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), localizada na rua Vinte e Cinco de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

“Os editais são nossas ferramentas mais preciosas para garantir a isonomia e democracia na distribuição dos recursos públicos. Também proporcionam um amplo alcance no mercado, dando chance aos mais diversos artistas em variadas áreas”, salienta a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.