Dia da Ética

Prefeitura lança nova versão do código de ética dos servidores e painel de transparência

Tanto o documento quanto o painel estão disponíveis no Portal da Transparência

Nesta terça-feira (2), em que se comemora o Dia da Ética, a Prefeitura de Cachoeiro lançou a nova versão do Código de Ética do Agente Público Municipal e o Painel de Avaliações de Transparência do município.

O lançamento ocorreu durante o evento on-line Ética no Serviço Público, realizado em comemoração à data, pela Controladoria Geral do Município (CGM), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A nova versão do código atualiza normas e princípios éticos que regem a conduta dos servidores municipais. Tópicos sobre uso de mídias sociais, conflitos de interesses e proteção de dados pessoais são algumas das novidades.

O documento foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça e está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura (transparencia.cachoeiro.es.gov.br).

“Em breve, faremos cartilhas e treinamentos sobre o código para os servidores, para difundirmos, cada vez mais, os valores éticos e aperfeiçoarmos práticas, sempre em prol de uma gestão pública de qualidade”, disse a coordenadora executiva de Controle e Transparência da CGM, Kédyma Marques.

O evento contou com uma palestra de Rodrigo Fontenelle, controlador geral do Estado de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Ele discorreu sobre ética e integridade no serviço público e mostrou iniciativas do governo mineiro nessas áreas. A fala pode ser conferida na íntegra pelo link bit.ly/eventodeetica.

“Eventos como esse são fundamentais para o fortalecimento de uma cultura ética e para ampliação do engajamento e da responsabilidade dos agentes públicos”, afirmou a controladora geral de Cachoeiro, Mylena Gomes.

Outra pauta do evento foi o Painel das Avaliações de Transparência da Prefeitura de Cachoeiro, inserido no Portal da Transparência (no quadro Painéis de Informações). Ele mostra todas as notas obtidas pela gestão municipal nos levantamentos e auditorias realizados por organizações públicas e não governamentais, desde 2015. O objetivo é que o cidadão possa acompanhar a evolução do município no âmbito da transparência pública.