Prefeitura leva educação ambiental às comunidades

A separação do lixo é uma pequena atitude diária, mas que tem um enorme impacto positivo no meio ambiente. Para reforçar este conceito junto à população, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) leva uma equipe até as comunidades para promover oficinas de reciclagem e orientação sobre separação de resíduos. Na noite desta segunda-feira (5), a atividade foi realizada no bairro Nova Brasília, na comunidade São José.

As oficinas fazem parte das ações do projeto Vem Reciclar, que fomenta a implantação da coleta seletiva na cidade. Além de aprender a separar corretamente os resíduos, os participantes são estimulados a reciclar e dar novas utilizações a materiais que seriam descartados.

Na oficina desta segunda, foi utilizado como exemplo o vidro, que é um material que necessita de cuidados para ser descartado e que tem várias possibilidades de reutilização. Os participantes do encontro aprenderam técnicas para fazer garrafas de vidro decoradas, e também puderam ver um demonstrativo com outras possibilidades de aproveitamento do material.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada, reforça que a prefeitura já instalou pontos de entrega voluntária (PEV) em vários locais da cidade, mas que é necessário o envolvimento da população. “Por isso é tão importante este trabalho educativo. A população precisa ter a consciência de que a reciclagem reduz os impactos ambientais do lixo e gera economia, além de renda e emprego para os catadores”, comentou.

O PEV do bairro Nova Brasília fica na entrada do Zumbi, próximo à Linha Vermelha, e atende aos dois bairros. As comunidades podem solicitar e agendar as oficinas da Semma pelo telefone: (28) 3155-5311.

Orientações para separação do lixo e uso dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV):

– Nunca misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

– Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

– Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

– Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou coloque-os em uma caixa para evitar acidentes.