Preservação

Prefeitura limpa e desassoreia córregos de Cachoeiro

Nesta semana, os serviços estão sendo realizados em trechos dos córregos Monte Cristo e Andorinha
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está reforçando os serviços de limpeza e desassoreamento de córregos, com objetivo de melhorar a capacidade de drenagem e evitar a contaminação das águas e do solo.

Nesta semana, as equipes responsáveis atuam em trechos dos córregos Monte Cristo e Andorinha (região do IBC). Na próxima, será a vez do córrego Toniquinho, no bairro Gilson Carone.

O cronograma, com ações até o fim do primeiro semestre de 2023, prevê a limpeza de 14 córregos da sede e interior do município.

Para a retirada de sedimentos do leito dos cursos d´água – desassoreamento – é usada uma escavadeira hidráulica de esteira. A ação também conta com capina e remoção de lixo, trabalhos manuais coordenados pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat).

“A limpeza e desassoreamento de córregos urbanos, além de ser uma medida de preservação ambiental, também é um trabalho preventivo, uma vez que estamos nos aproximando do período de chuvas. Quando assoreados, os córregos têm comprometida sua capacidade de escoar as águas pluviais, o que contribui para o alagamento de seus entornos”, destaca Luana Fonseca, secretária municipal de Meio Ambiente.

Ainda segundo Fonseca, é importante que a população se conscientize da importância do descarte correto do lixo urbano. “Nos últimos anos, durante os serviços de limpeza de córregos, retiramos grandes quantidades de lixos. Os moradores precisam compreender que jogar resíduos em vias e ambientes públicos é uma das principais causas do assoreamento de córregos e entupimento de bueiros, o que ocasiona problema para toda a sociedade”, finaliza.

População pode solicitar o serviço

Segundo a Semma, para a construção do planejamento de limpeza de córregos, foram consideradas, principalmente, as solicitações por parte da população, via canais oficiais da Prefeitura.

Em Cachoeiro, a Ouvidoria Geral é o setor responsável por acolher as demandas da população e enviá-las aos órgãos competentes.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h pelos telefones 156, (28) 3155-5237 e WhatsApp (28) 98814-3357.

Além disso, o cidadão pode abrir chamados, a qualquer hora, pelas seguintes plataformas: Portal do Cidadão (cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), e-mail ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br e aplicativo Todos Juntos.