Prefeitura oferece curso para cuidadores de alunos especiais

Profissionais devem se inscrever até quinta-feira (28)

Os profissionais que atuam nas escolas municipais de Cachoeiro como cuidadores de alunos com necessidades especiais vão participar de um novo curso de formação. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Seme) é aprimorar o atendimento oferecido em sala de aula aos estudantes com deficiência.

A formação será realizada entre abril e outubro deste ano. Os participantes terão aulas sobre os temas: “Afetividade”; “Caminhos percorridos pela Educação Inclusiva”; “Educação Inclusiva no Município de Cachoeiro de Itapemirim”; “O cuidado com o cuidador”; “O limite das relações: família/escola/cuidador”; “Função do Cuidador Atividades de vida diária”; “Dificuldades na alimentação – Disfagias da criança com deficiência”; “Conhecendo as deficiências”; “Deficiência Física e mobilidade” e; “Desenvolvimento motor da criança com deficiência”.

Os cuidadores de rede municipal devem se inscrever até quinta-feira (28), de acordo com as orientações previstas no edital do curso, disponível no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), na área da Secretaria de Educação.

“Os cuidadores cumprem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes que têm necessidades educacionais especiais. Por isso, a oferta de formação continuada para esses profissionais é essencial na construção de uma educação efetivamente inclusiva”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Também com foco no aperfeiçoamento da atenção oferecida a estudantes com deficiência da rede municipal, a Seme realiza, deste mês até novembro, um curso sobre atendimento educacional especializado (AEE). A formação é voltada para educadores que atuam nas salas de recursos multifuncionais, espaços escolares onde os alunos participam de atividades complementares.