Ascomirim

Prefeitura prepara novo local para catadores de materiais recicláveis

Galpão fica na avenida Mauro Miranda Madureira; expectativa é de que seja inaugurado em breve
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está preparando uma nova sede provisória para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim). O espaço é um galpão de 473 metros quadrados localizado na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Coramara.

O galpão é de propriedade do Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci), e foi cedido, de forma onerosa, à Prefeitura de Cachoeiro. A sede da Ascomirim, no bairro Coronel Borges, sofreu um incêndio em março de 2019, e a expectativa é de que o novo espaço seja inaugurado até o fim de junho.

O espaço passou por reforma, realizada pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat). Entre as intervenções estão a colocação de manta térmica no telhado, troca das instalações elétricas, troca de portas e janelas e pintura.

O prédio contará com sala de reuniões, recepção, cozinha e sala de refeições, além de quatro baias para separação dos recicláveis. Na parte de equipamentos, os catadores contarão com duas balanças, duas prensas e um elevador de carga. Restam, ainda, os últimos retoques e inspeção do espaço para emissão de licenças ambientais e de segurança.

“A Ascomirim tem um papel fundamental na coleta seletiva em Cachoeiro de Itapemirim. Com essa nova sede, poderemos dar boas condições de trabalho aos catadores, que tem recebido o nosso apoio nesse tempo de inatividade”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

“O trabalho da associação representa geração de renda para 11 famílias. Ainda que todo o suporte seja dado nesse período de inatividade – tanto pela Prefeitura, quanto pelos governos estadual e federal – é muito importante para os catadores a retomada do exercício de seu ofício”, destaca o prefeito Victor Coelho, que realizou visitação técnica no novo galpão, nesta segunda-feira (31).