Prefeitura prepara programação especial para o Dia da Mulher

Serviços gratuitos de saúde estarão entre as ações realizadas

A prefeitura de Cachoeiro está preparando um dia inteiro de atividades em homenagem ao Dia da Mulher (8 de Março). As ações serão promovidas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), de Saúde (Semus), de Esporte e Lazer (Semesp) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

A programação terá ações pela manhã, das 9h às 12h, na praça Jerônimo Monteiro, e será encerrada à noite, com ‘aulão’ de zumba e a III Corrida da Mulher, no mesmo local.

A abertura oficial da programação contará com a participação do prefeito Victor Coelho e da primeira-dama Keila Vetoraci. Em seguida, haverá distribuição de planfletos educativos sobre violência doméstica nos semáforos próximos ao local, ação realizada pelo CMDM.

Na sequência, serão realizadas apresentações culturais com a participação de entidades sociais e grupos de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

As mulheres também poderão fazer testes de glicemia, aferição de pressão e colocar algumas vacinas em dia, como a Antitetânica, Hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela, serviços disponibilizados pela equipe de profissionais da Semus.

Parceira do evento, a Faculdade Multivix realizará gratuitamente procedimentos de limpeza de pele, maquiagem, testes de glicose e colesterol. Ainda na praça, haverá oficinas de flores em palha de milho e uma roda de conversa, com o tema “A Beleza de Ser Mulher”.

“É uma data muito importante para comemorarmos, sim, mas, principalmente, para propormos uma reflexão sobre os problemas que as mulheres enfrentam, como a violência, por exemplo. Ao expormos o assunto, apresentamos a rede de proteção existente, promovemos a prevenção de novos casos e encorajamos as vítimas a denunciarem. Só assim mudaremos o cenário de dados tão alarmantes”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

Zumba e Corrida da Mulher

Às 18h, terá início o ‘aulão’ de zumba, com professores da Semesp. Fechando a programação, às 19h15, será realizada a III Corrida da Mulher, cujas inscrições serão abertas nos próximos dias.

O evento em comemoração ao Dia da Mulher contará com o apoio do Sicoob, da Selita, da Faculdade Multivix e de entidades sociais do município.

Programação do Dia da Mulher (8 de março)
Local: Praça Jerônimo Monteiro, Centro

9 h – Abertura Oficial com fala de autoridades;
Panfletagem: CMDM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
Apresentações culturais;
Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Aferição de pressão, Teste de Glicemia, Vacinação e testes rápidos);
Atendimento da Faculdade Multivix (Limpeza de Pele, Maquiagem, Testes de Glicose e Colesterol);
Oficinas de flores em palha de milho – Sirlei Alves de Souza e Cleumar Albano Cardoso e Roda de conversa “A Beleza de Ser Mulher” – Rosimere Fructuoso.

18h – Zumba

19h15 – III Corrida da Mulher