Parceria Público-Privada

Prefeitura prepara projeto de PPP para instalação de usina de energia solar

Foto: Reprodução/Web

Nesta semana, a Prefeitura de Cachoeiro iniciou estudos de viabilidade de Parceria Público-Privada (PPP) para construção e operação de uma usina de energia solar.

O objetivo é garantir a autossuficiência energética das repartições públicas municipais e, em caso de produção excedente, ainda contribuir para abastecer o parque de iluminação pública do município.

Para viabilizar os estudos e modelagem do projeto, a gestão municipal celebrou um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Nessa fase, serão analisados aspectos técnicos, jurídicos e econômicos da instalação da Usina Fotovoltaica (UFV), em local a ser apontado pelos levantamentos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), que coordena a iniciativa, a expectativa é de que, em até dois anos, seja possível concluir os estudos e a licitação da PPP, para que a empresa vencedora inicie a instalação da usina.

Com o uso de energia solar em 100% de suas edificações, a Prefeitura busca economizar recursos públicos e contribuir com o desenvolvimento sustentável do município.

“É uma iniciativa que está de acordo com a tendência mundial de uso de fontes alternativas de energia para redução dos impactos ambientais. Além disso, é um investimento que se paga em curto prazo, pela economia que gera”, destaca o secretário Márcio Guedes.

“Esse projeto está alinhado com a cidade inteligente e sustentável que tanto estamos trabalhando para ser. Queremos explorar um potencial do nosso município, que é a luz solar abundante, para gerar uma energia limpa e renovável, que ainda garantirá economia para os cofres públicos”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Como funciona uma usina fotovoltaica?

As usinas fotovoltaicas transformam a radiação emitida pelo sol em energia elétrica. Elas contam com um grande número de placas solares, compostas por células fotovoltaicas. Essas células são formadas por materiais semicondutores, como o silício, capazes de transformar a energia solar em corrente elétrica.