Multa a partir de junho

Prefeitura realiza ação de conscientização sobre uso obrigatório de máscara

Agentes fazem abordagens a pedestres e preenchem questionários com informações sobre o trabalho
Foto: Divulgação/PMCI

Agentes comunitários de saúde e de endemia realizaram, nesta segunda-feira (10), um trabalho de conscientização a respeito da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em ambientes públicos. As ações ocorreram na região central e no interior de bairros de Cachoeiro. Elas terão continuidade na quarta-feira (12).

A atividade dos agentes consiste, principalmente, em abordar pessoas transitando sem máscara nas ruas. Durante as abordagens, os pedestres são questionados sobre seus conhecimentos a respeito da obrigatoriedade do uso de máscara, incluindo o início da aplicação de multa a partir de 1º de junho.

Cada agente preenche um questionário a partir das abordagens, colocando o quantitativo de pessoas abordadas sem máscara, quantidade de pessoas cientes das regras e número de pessoas que passaram a utilizar ou não a máscara após a abordagem.

“Além da ação de conscientização em si, os dados coletados pelos agentes são bastante relevantes para que o poder público tenha uma noção melhor sobre o grau de adesão das pessoas às medidas sanitárias e de como as informações estão chegando até a população”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Outras secretarias também atuarão nas ações de conscientização. Nesta terça-feira (11) de manhã, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) realizará ações lúdicas com cosplay e palhaço, percorrendo o trecho entre a praça Jerônimo Monteiro e o terminal rodoviário da avenida Beira Rio.

Multa

O uso de máscara de proteção em ambientes públicos e privados acessíveis ao público é obrigatório desde o primeiro semestre de 2020, como forma de combate ao novo coronavírus. No dia 30 de abril, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publicou o decreto nº 30.534, que prevê multa para quem não fizer uso de máscara – reforçando, assim, a necessidade de utilização desse item pela população.

O valor mínimo da multa é de R$ 997 e não usar máscara, em ambientes fechados, será considerado um agravante. Foram estabelecidos 30 dias para a conscientização da população, antes que a regra entre em vigor.

“Procuramos sempre o diálogo antes de tomar qualquer medida. É muito importante que toda a população tenha consciência da gravidade da situação que estamos enfrentando com a pandemia e adote as medidas sanitárias”, afirma o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, que coordena o Serviço de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 no município.