Plano Diretor

Revisão do PDM: nova audiência pública na próxima semana

Evento apresentará dados que vão nortear a elaboração do novo Plano Diretor
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizará, no dia 18 deste mês, a audiência pública “Diagnóstico da Realidade do Município e Diretrizes do Desenvolvimento Urbano”. O evento está agendado para 19h, na Câmara de Vereadores, e marcará a conclusão da segunda fase do processo de atualização e revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), lei que direciona o desenvolvimento e a expansão do município.

Na ocasião, a equipe da Latus Consultoria, empresa contratada pela Prefeitura, com os técnicos municipais, apresentará os resultados dessa etapa dos trabalhos, obtidos por meio das contribuições prestadas pela população durante as 18 reuniões comunitárias e setoriais realizadas nas diferentes regiões do município, inclusive no interior, e, também, por meio do formulário eletrônico disponibilizado no Espaço Plano Diretor, no site da administração municipal (www.cachoeiro.es.gov.br).

Além da presença dos representantes locais escolhidos pela própria população, durante as reuniões presenciais, os cidadãos poderão participar da audiência pública para que avaliem os resultados produzidos até o momento, proponham sugestões e novas contribuições para o novo PDM.

“O Plano Diretor Municipal deve resultar de um processo de construção coletiva, a fim de que as demandas de cada setor da sociedade possam ser analisadas, debatidas e acordadas, democraticamente, num pacto social. Por isso, a participação de toda a população é fundamental”, destacou o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

O PDM

O Plano Diretor Municipal define normas legais de ocupação do território, tendo impacto direto na instalação de empreendimentos e residências, dentre outros aspectos. A sua atualização deve ser feita a cada dez anos.