Em ação

Prefeitura realizou ações preventivas para as chuvas durante a semana

Limpeza de vias e desobstrução de galerias de drenagem estiveram entre as ações
Foto: Divulgação/PMCI

Equipes da Prefeitura de Cachoeiro realizaram ações preventivas para as chuvas, conforme planejamento estabelecido no início da semana. Dentre as principais ações está a limpeza e desobstrução de bueiros e galerias de drenagem.

Os serviços foram concentrados nas áreas com maiores probabilidades de alagamentos. Entre os locais atendidos estão a avenida Etelvina Vivácqua, que percorre pelos bairros Estelita Coelho Marins, Nova Brasília, Otton Marins e Santo Antônio, a avenida Jones dos Santos Neves e as principais vias dos bairros São Francisco de Assis, Monte Cristo, Jardim Itapemirim, Village da Luz e Centro e Doutor Luiz Tinoco da Fonseca.

As equipes também realizaram serviços de raspagem de terra e retirada de entulhos na rua Abílio Ronquet, no bairro Vila Rica; na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão); e em vias do distrito de Conduru.

As ações ficaram sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Seviços Urbanos (Semsur), que teve o apoio da Secretaria Municipal de Obras (Semo), com caminhão hidrolaser.

“Esses serviços são feitos com regularidade. No entanto, nós intensificamos nesses últimos dias, com a intenção de eliminar as possibilidades de alagamentos e transtornos que poderiam acontecer devido às chuvas. São ações simples, mas que fazem bastante diferença”, esclarece o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel.

A Defesa Civil também realizou monitoramento 24h da situação do município, observando as variações de nível do rio Itapemirim, acompanhando as informações dos institutos meteorológicos e atendendo chamados.

Auxílio

Donativos como produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos, além de mais 1600 litros de água potável, já foram enviados para as 43 famílias cachoeirenses – moradoras dos distritos de São Vicente (37) e Conduru (6) –, afetadas pelas chuvas da sexta-feira passada (17).

Seis famílias estão desalojadas, mas abrigadas em casas de familiares e recebendo apoio da prefeitura. Uma era residente do bairro Nossa Senhora Aparecida, e as outras cinco, de São Vicente.

A Prefeitura de Cachoeiro também já enviou para Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves – cidades vizinhas gravemente afetadas – mais de 6 toneladas de alimentos e mais de 8 mil litros de água, bem como produtos de limpeza e higiene e outros donativos. Além disso, maquinários como caminhão-pipa, retroescavadeira e pá carregadeira foram disponibilizados aos municípios.

O Pavilhão da Ilha da Luz continua a receber doações direcionadas às vítimas (incluindo sábado e domingo), das 9h às 17h. Os itens mais solicitados são produtos de higiene e roupa de cama. Vestuários masculinos e femininos não estão sendo recolhidos, pois já foram doadas quantidades suficientes.

“O trabalho é gratificante, pois ajuda as pessoas que precisam neste momento tão difícil. Ficamos agradecidos e sensibilizados pela mobilização dos cidadãos cachoeirenses, pela união de todos em prol das pessoas que tanto necessitam”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer.