Prefeitura recupera estradas rurais em regiões turísticas

Objetivo é melhorar a mobilidade para favorecer o agroturismo

Os serviços de recuperação das estradas rurais de Cachoeiro seguem a todo vapor. Além de melhorar as condições para escoamento da produção agrícola e a mobilidade para as famílias do campo, os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) visam potencializar o agroturismo.

Com esta finalidade, recentemente, os serviços de manutenção foram concluídos nas estradas das localidades de Independência, Boa Vista e Alto São Vicente, onde fica a Pedra da Penha, ponto turístico no distrito de São Vicente. E, atualmente, estão em andamento na região do Itabira, cartão-postal do município.

As vias recebem limpeza das margens, drenagem, controle de erosão, pavimentação e ensaibramento, patrolamento, alargamento de vias, entre outras melhorias.

“As estradas em boas condições favorecem o surgimento de oportunidades, geração de emprego e renda e a manutenção dos negócios locais. Consequentemente, um deslocamento com mais conforto e segurança aos agricultores, estudantes e à população rural do nosso município”, salienta o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Morador de Alto São Vicente, o agricultor Jovandir José Felipe disse que nunca houve um trabalho de melhora e investimento na infraestrutura do local. “A comunidade está muito feliz e satisfeita com os trabalhos que a prefeitura está realizando. Moro há cinquenta anos aqui, e nunca houve investimento. Recebemos uma atenção que melhorará muito a vida dos moradores e aumentará a visibilidade local e o turismo n nossa região, que é muito bonita”, comenta.

A melhoria em estradas rurais também faz parte do projeto Circuito de Turismo Rural, da Semai, que em parceira com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), de Cultura e Turismo (Semcult) e de Meio Ambiente (Semma), tem o objetivo de gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores, aproveitando a riqueza de recursos naturais e as paisagens do interior do município.

Serviços em andamento

De acordo com a Semai, nas localidades de Santa Fé de Cima, Santa Fé de Baixo e Pedra Lisa, os serviços de manutenção estão em fase de conclusão. Também estão sendo atendidas vias localizadas em Córrego Vermelho, Retiro, Furquilha.

As próximas manutenções serão feitas nas estradas rurais de Santa Teresa, Timbó, Humaitá, no distrito de Conduru, Tijuca e Santa Fé de Cima, na sede do município, e Cantagalo, no distrito de Burarama.

Localidades já atendidas

Nos últimos meses, já receberam melhorias as localidades de: Pacotuba (Banca de Areia, Mangueira, Capoeirinha, Capoeirão, Boa Vista, Monte Alegre, Pedra Lisa); Conduru (Jaboticabeira, Retiro, Km 9, Cafundó, Campos Elíseos), Sede (Timbó, Tijuca, São Joaquim, Santa Tereza, CDP e outras); Córrego dos Monos e Itaóca (Caeté, Valão de Areia e Alto Moledo) e Gironda (Santana).