Por dois anos

Prefeitura reduz em 90% valor do aluguel do Parque de Exposição para eventos

Benefício é garantido para realização de shows, feiras, exposições e outros eventos técnicos ou de entretenimento
Foto: Divulgação/PMCI

Pelos próximos dois anos, o aluguel do Parque de Exposição “Carlos Caiado Barbosa”, no bairro Aeroporto, terá um desconto de 90% nas taxas cobradas para realização de shows, feiras, exposições e outros eventos técnicos ou de entretenimento.

A lei (nº 7954 /2022) e o decreto (nº 31712) que garantem o benefício foram publicados, no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (5).

O objetivo da Prefeitura é incentivar as atividades do setor de eventos no município, um dos mais prejudicados pela pandemia de Covid-19.

“Após um longo período de restrições sanitárias impostas pela pandemia, o setor de eventos vive uma fase de recuperação. Uma das formas que encontramos para contribuir com esse momento é garantir essa redução no valor para utilização de um dos principais espaços para eventos no município”, explica o prefeito Victor Coelho.

Ele também ressalta que o incentivo dado pela nova legislação beneficiará não só os promotores de eventos. “Toda uma cadeia de prestadores de serviços que atuam nessa área, com iluminação, som, alimentação, hospedagem e segurança, será beneficiada. Isso ajuda a movimentar a economia local e a gerar receita para o município”, destaca.

A medida valerá pelo período de 5 de maio de 2022 a 31 de março de 2024. A nova legislação prevê que a compensação da renúncia de receita relativa ao desconto se dará pelo incremento na utilização do Parque e na receita do Imposto Sobre Serviços (ISS) pela movimentação econômica por meio dos eventos artísticos, culturais e de turismo de negócios.

Reforma e revitalização do Parque de Exposição

Estão em andamento, no Parque de Exposição, as obras do centro de eventos do município. A estrutura, que terá 9.600 metros quadrados, é a primeira etapa do projeto de reforma completa do Parque. Nessa fase, também haverá obras de nivelamento e adequações nos banheiros e estruturas sanitárias.

Uma segunda fase da revitalização prevê a construção de um espaço de lazer público, que atenderá os moradores do entorno do local, além da reforma do parque agropecuário.

Também está sendo planejada uma terceira etapa, que contemplará a construção de um centro de convenções anexo ao centro de eventos. Será um edifício com dois pavimentos de 84×36 m, totalizando, aproximadamente, 6.000 metros quadrados, que deverá contar com auditório multiuso com capacidade para 3 mil pessoas.