Direção segura

Prefeitura reforça orientações de trânsito para motoristas e motociclistas

A avenida Jones dos Santos Neves é um dos locais com mais acidentes registrados em 2021
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com a proximidade dos dias do motorista e do motociclista – 25 e 27 de julho, respectivamente -, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), por meio do Departamento de Educação de Trânsito, reforça orientações para dirigir com segurança.

De acordo com as estatísticas nacionais, aproximadamente, 50 mil pessoas morrem, por ano, vítimas de acidentes de trânsito. Em 90% das ocorrências, as causas são decorrentes de falhas humanas, como imprudência, negligência ou imperícia.

Essas causas incluem excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, desrespeito às regras de preferências (principalmente nos cruzamentos), avanço de semáforo e falta de atenção.

Segundo o Setor de Trânsito da 4º Cia do 9º Batalhão da Polícia Militar, em Cachoeiro, a avenida Jones dos Santos Neves foi o local que mais registrou ocorrências de acidentes nos primeiros quatro meses deste ano. Foram 69 acidentes, sendo 36 com vítimas – parte delas, vítimas fatais.

Em seguida, está a avenida Francisco Lacerda de Aguiar, com 26 acidentes, e a avenida Aristides Campos, com 22, no mesmo período.

Com intuito de orientar os motoristas e motociclistas para um trânsito mais seguro em Cachoeiro, o Departamento de Educação de Trânsito oferece dicas importantes ao conduzir um veículo:

• É essencial que o motorista faça a manutenção periódica do veículo, redobre a atenção nas estradas em dias chuvosos, respeite os limites de velocidade e não ingira bebida alcoólica antes de dirigir.
  • Além disso, é preciso respeitar as regras de preferência no trânsito, principalmente nos cruzamentos; não realizar ultrapassagens proibidas, não avançar o sinal vermelho e não utilizar o telefone enquanto dirige.
  • Ao dirigir, é necessário utilizar o cinto de segurança, respeitar a sinalização do trânsito e as faixas de pedestres.