Carros de som

Prefeitura reforça orientações em bairros com mais casos de covid-19

Moradores são alertados sobre o uso de máscara obrigatório e isolamento social
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os 30 bairros que concentram mais casos de coronavírus, em Cachoeiro, receberam, nesta segunda-feira (22), mais uma ação de conscientização. Pela manhã e à tarde, carros de som percorreram essas regiões, veiculando orientações sobre as medidas de prevenção.

Vila Rica, Gilberto Machado, Coramara, Zumbi e Agostinho Simonato estão entre esses bairros, que voltarão a ser visitados nesta quarta (24) e na sexta-feira (26).

No sábado (27), a ação se deslocará para o interior do município. Os carros percorrerão os distritos de Gironda, Vargem Grande de Soturno, Itaoca, São Vicente, Conduru, Coutinho, Pacotuba, Burarama, Córrego dos Monos e Gruta, além das localidades de Tijuca, Safra e São Joaquim.

O áudio veiculado ressalta que quem tem suspeita ou testou positivo para o novo coronavírus deve cumprir o isolamento social pelo período necessário. Além disso, também é reforçado o uso obrigatório de máscaras em locais públicos e o distanciamento de até 2 metros entre as pessoas.

Os moradores também são orientados a ligar para o telefone da Ouvidoria do SUS (0800 0811 696), caso queiram tirar dúvidas sobre os sintomas da doença e que denúncias de aglomerações em áreas públicas ou descumprimento de normas de segurança podem ser feitas pelo telefone 153 (Disk Aglomeração), que funciona todos os dias da semana, 24 horas.

“Essa é mais uma das ações para que as pessoas se conscientizem da importância do autocuidado, permanecendo em casa e saindo, apenas, para o necessário; utilizando a máscara e mantendo o distanciamento social”, explica o coordenador do Sistema de Comando em Operações para combate à Covid-19 em Cachoeiro, Ruy Guedes.

Ainda de acordo com Guedes, a mensagem veiculada está reforçando a responsabilidade individual durante a pandemia. “É essencial que os indivíduos que testaram positivo ou tenham sintomas permaneçam em casa para não expor outras pessoas ao contágio, sendo que o ato do não cumprimento das medidas é considerado crime, previsto no artigo 268 do Código Penal”, salienta.

Os moradores de Cachoeiro podem acessar as informações oficiais sobre a situação da Covid-19 no município, incluindo a quantidade de casos por bairro, na plataforma Portal Covid-19 (www.cachoeiro.es.gov.br/covid19). Os dados são atualizados diariamente.

Confira a lista dos bairros atendidos na ação

  1. Vila Rica
  2. Gilberto Machado
  3. Coramara
  4. Aeroporto
  5. Agostinho Simonato
  6. Zumbi
  7. Aquidaban
  8. Independência
  9. Boa Vista
  10. Gilson Carone
  11. Jardim Itapemirim
  12. Rui Pinto Bandeira
  13. IBC
  14. Novo Parque
  15. Basileia
  16. Centro
  17. Otto Marins
  18. Amaral
  19. Paraíso
  20. Santo Antônio
  21. Baiminas
  22. Ibitiquara
  23. São Francisco de Assis
  24. Abelardo Machado
  25. São Luiz Gonzaga
  26. Village da Luz
  27. Coronel Borges
  28. Recanto
  29. Parque das Laranjeiras
  30. Marbrasa