Prefeitura reinaugura Cras do Zumbi e autoriza construção de outro em Soturno

Imóvel foi totalmente reformado para melhor atender às famílias da região
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro segue fortalecendo a rede de assistência social do município. No último sábado (25), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi reinaugurado após uma ampla reforma em sua estrutura.

A partir de um investimento de R$ 371 mil, com recursos estaduais, o espaço foi totalmente renovado para melhor acolher as famílias em situação de vulnerabilidade social da região.

Com a reinauguração, os atendimentos voltaram a ser realizados no local. Durante a execução das obras, o serviço foi transferido, temporariamente, para o Centro de Referência Especializado De Assistência Social (Creas).

No espaço, as famílias referenciadas podem ter acesso a diversos programas assistenciais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Assim como os demais Cras do município, a unidade também oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O local recebe demandas espontâneas e realiza, quando necessário, o acompanhamento de famílias com base em um conjunto de intervenções, continuadas e pactuadas entre a equipe multidisciplinar, com o objetivo de garantir os direitos de cidadania de seus assistidos.

“A reinauguração do Cras do Zumbi é um passo importante na construção de uma rede de assistência social mais forte e efetiva em nossa cidade, para garantir que todas as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a serviços e programas que possam melhorar sua qualidade de vida”, destaca Márcia Bezerra, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro.

Novos Cras em Soturno e no Independência

Além da reinauguração do Cras do Zumbi, no último sábado (24), a Prefeitura de Cachoeiro autorizou a construção de uma unidade no distrito de Soturno, que será referência, também, para famílias de localidades no entorno.

No bairro Alto Independência, estão em fase final as obras de construção de um novo Cras, que será entregue, em breve, aos moradores da região.

Os investimentos para a execução dessas obras somam mais de R$ 1,2 milhão. “Estamos empenhados em fortalecer a rede de assistência social de Cachoeiro. Sabemos que muitas famílias precisam de apoio e orientação para superar momentos de dificuldades, e é dever do poder público oferecer esse suporte de forma humana e eficiente”, destaca o prefeito Victor Coelho.