Fundo do Idoso

Prefeitura repassa recursos para cirurgias de catarata em idosos

Projeto prevê a realização de 350 cirurgias de catarata e 105 capsulotomias a laser
Foto: Reprodução/Web

Em Cachoeiro, recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Fumdipi) vão custear procedimentos médicos para tratamento e prevenção de deficiências visuais em pessoas com mais de 60 anos do município.

Por meio de termo de colaboração, a Prefeitura repassou ao Hospital Evangélico (Heci) a quantia de R$ 682.787,70, para execução de projeto, que prevê a realização de 350 cirurgias de catarata e 105 capsulotomias a laser (correção da opacidade na cápsula posterior do olho).

De acordo com o plano de trabalho apresentado pelo hospital, os procedimentos serão realizados entre este mês e setembro de 2023, e serão atendidos pacientes cadastrados pela instituição.

Os recursos a serem empregados no projeto foram destinados ao Fumdipi na modalidade de Doação Voluntária Direcionada (DVD), para o Heci, que obteve o Certificado de Autorização para Captação concedido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMICI), após aprovação da proposta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro, o Fumdipi contempla projetos que atuem na proteção, promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas, após deliberação do CMICI.

“É muito satisfatório ver o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, criado na nossa gestão, contribuindo com a realização desses procedimentos médicos, tão importantes para a saúde dos idosos. Isso mostra a importância de se desenvolver uma cultura de doações voluntárias aos fundos sociais, para que possamos financiar e multiplicar iniciativas como essa”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Como realizar uma doação?

Em Cachoeiro, é simples fazer doação de recursos ao Fumdipi. Uma das formas é o depósito bancário identificado, que pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas em qualquer época do ano – confira os dados da conta abaixo.

Também é possível fazer por meio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda (IR), que permite a destinação de um percentual de 3% ao fundo, para os contribuintes que tiverem suas declarações no modelo completo.

O contribuinte não pagará uma quantia maior de imposto, nem terá sua restituição diminuída. Apenas permitirá que parte do tributo devido seja destinado, diretamente, para o fundo.

Vale lembrar que os valores destinados por depósito também podem ser deduzidos na declaração de IR referente ao ano em que a doação for feita.

Doação via depósito bancário identificado

Fundo do Idoso – Banco 021 – Banestes. Agência: 115. Conta-Corrente: 32.956.047